Bolsa Barrick lança OPA hostil de 17,8 mil milhões para criar maior produtor de ouro do mundo

Barrick lança OPA hostil de 17,8 mil milhões para criar maior produtor de ouro do mundo

A Barrick Gold decidiu avançar com uma oferta de compra hostil sobre a sua rival Newmont. A oferta é de 17,8 mil milhões de dólares e tem o objetivo de criar o maior produtor de ouro do mundo.
Barrick lança OPA hostil de 17,8 mil milhões para criar maior produtor de ouro do mundo
Dario Pignatelli/Bloomberg
Negócios 25 de fevereiro de 2019 às 12:29

Há uma guerra no setor do ouro. A Barrick decidiu avançar com uma oferta pública de aquisição (OPA) hostil sobre a Newmont Mining, depois de o presidente executivo desta última ter considerado que uma oferta seria um ato de "desespero" e "bizarro" por parte da Barrick.

 

A Barrick Gold discordou desta visão e decidiu avançar com uma oferta, oferecendo 2.5694 ações suas por cada título detido da Newmont. O mesmo é dizer que avalia a rival em 17,8 mil milhões de dólares, ou 33,50 dólares por ação.


Esta oferta representa um desconto de 8% face ao preço de fecho dos títulos da Newmont na última sessão. Os títulos da Newmont fecharam a sessão de sexta-feira a valer 36,48 dólares, tendo subido quase 10% no acumulado da semana. No mercado alemão, as ações estão a valorizar mais de 2% para 32,89 euros.

 

A Newmont já está sob uma oferta de compra, no valor de 10 mil milhões de dólares. Esta última oferta foi feita pela Goldcorp há cerca de um mês.

 

A história entre a Newmont e a Barrick não é nova. A última vez que houve negociações entre as duas empresas foi em 2014.

 

"É uma tentativa desesperada e bizarra para gerar confusão no nosso acordo", sublinhou o CEO da Newmont, Gary Goldberg, mesmo antes de a Barrick ter feito o anúncio de OPA hostil. "E certamente não será o tipo de comportamento que vai atrair os investidores que querem investir em empresas sérias e bem geridas."

 

A oferta da Barrick ainda não é oficial. A empresa optou por enviar uma carta ao conselho de administração da Newmont, onde explica os detalhes da sua proposta e apelando aos seus membros que apoiem esta oferta. Um passo "pouco habitual", realça a Bloomberg.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI