Bolsa de Lisboa começa semana em queda. BCP e grupo EDP pressionam
Apenas cinco cotadas negoceiam em terreno positivo, com a Ibersol a liderar a "tabela verde".
A bolsa de Lisboa começa a sessão desta segunda-feira em baixa, acompanhando a tendência das congéneres de Paris e Amesterdão, que às 08:14 horas também negociavam em terreno negativo. O PSI cede 0,47% para os 8.480,56 pontos.
A maior pressão vem de três pesos-pesados. O banco BCP recua 1,11% para os 0,8718 euros, a EDP cede 0,90% para os 4,056 euros e a EDP Renováveis cai 0,79% para os 12,54 euros por título.
No caso do BCP, de destacar que a Bestinver Securities passou a fazer a cobertura do banco português, para a emissão de relatórios e recomendações de investimento, e neste "arranque" a divisão de análise financeira do Bestinver Group coloca o preço-alvo do BCP nos 88 cêntimos para os próximos 12 meses, com uma recomendação de "hold" (o equivalente a manter os títulos do banco).
Os outros dois pesos-pesados do PSI – Jerónimo Martins e Galp – seguem caminhos diferentes no arranque da sessão: a retalhista avança 0,09%, enquanto a petrolífera mantinha-se ainda inalterada. Também as ações da Nos e da Sonae negociavam inalteradas no início da sessão.
No global, das 16 cotadas do índice principal, cinco negoceiam em terreno positivo, oito em terreno negativo e três mantêm-se inalteradas. A liderar a tabela vermelha está a Altri, que recua 1,31%, seguida da Teixeira Duarte, que cede 1,26%.
Do lado dos ganhos, o destaque vai para a Ibersol, que avança 0,90% para os 10,05 euros. Semapa (0,46%), Corticeira Amorim (0,44%) e CTT (0,14%) compõem a restante tabela verde.
Acompanhe toda a evolução dos mercados desta segunda-feira aqui.
Mais lidas