Bolsa nacional fecha a subir quase 1%
O PSI-20 fechou a última sessão da semana em alta, impulsionado essencialmente pelos sectores da banca, retalho e energético.
O principal índice do mercado nacional avançou 0,92% para 7.410,05 pontos, com 13 cotadas em alta, seis em queda e uma inalterada. O PSI-20 acompanhou, assim, os ganhos dos principais mercados europeus, onde o principal destaque é a bolsa de Atenas.
Na bolsa de Lisboa, o sector bancário destacou-se pela positiva, principalmente BES e Banif, com ganhos superiores a 3% para 1,299 euros e 0,0107 euros, respectivamente.
O Santander emitiu uma nota de "research" em que aponta que os bancos cotados nacionais estão no “caminho para a recuperação”. O BCP, que somou nesta sessão 0,66% para 0,2138 euros, está na linha da frente e é o único que merece a recomendação de “comprar” para a unidade de investimento do Santander. O BES e o BPI também têm boas perspectivas mas as actuais cotações já incorporam essa recuperação, pelo que a recomendação é de “manter”.O BPI fechou a subir 1,24% para 1,96 euros.
Numa outra noutra de análise e de outra casa de investimento, ao geral da banca e das tendências económicas para esta Primavera no mercado ibero-americano, o Citi escolhe o BES como a acção preferida em Portugal, no sector financeiro. E espera que os resultados do primeiro trimestre e dos testes de stress no segundo semestre possam funcionar como catalisadores adicionais.
A impulsionar o sentimento do principal índice da praça de Lisboa esteve também a Jerónimo Martins que subiu 1,25% para 12,91 euros e a Sonae que cresceu 2,42% para 1,353 euros.
O sector energético também foi determinante para a tendência, com EDP e EDP Renováveis a ganharem 1,33% para os 3,364 euros e 0,91% para os 4,747 euros, respectivamente e Galp Energia a subir 0,28% para os 12,595 euros.
A travar maiores ganhos esteve o sector das telecomunicações, com a Zon Optimus a cair 0,69% para 5,158 euros e a Portugal Telecom desvaloriza 0,33% para 2,99 euros.
(Corrige variação da Jerónimo Martins)
Mais lidas