pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

CTT e Mota-Engil disparam mais de 8% e levam PSI-20 para máximos de um ano

A bolsa nacional está a reforçar os ganhos desta manhã, negociando mesmo no valor mais elevado do último ano. Isto numa altura em que os CTT e a Mota-Engil disparam mais de 8% e três cotadas seguem em máximos de mais de dois anos.

Euronext bolsa PSI
Euronext bolsa PSI Miguel Baltazar/Negócios
02 de Maio de 2017 às 12:53

O PSI-20 valoriza 1,29% para 5.098,71 pontos – o valor mais alto desde Maio do ano passado - com 14 cotadas em alta e cinco em queda, naquela que é a primeira sessão da semana, após o encerramento das bolsas no feriado desta segunda-feira.

Juntamente com a Grécia, Lisboa lidera as valorizações na Europa, numa altura em que os índices bolsistas estão a beneficiar dos resultados acima do esperado de empresas como a BP e a Aberdeen. O índice de referência para a Europa, o Stoxx600, ganha 0,39% para 388,13 pontos. A bolsa de Atenas destaca-se entre as restantes, com uma subida de 3,19%, impulsionada pelo acordo preliminar alcançado entre o Governo e os credores.

Por cá, o BCP e os CTT são as empresas que mais contribuem para a valorização do PSI-20. O BCP soma 1,27% para 20,74 cêntimos enquanto os CTT disparam 8,23% para 5,67 euros – o valor mais alto desde Janeiro - após terem apresentado as suas contas na passada sexta-feira. A empresa de correios reportou um lucro de 15 milhões no primeiro trimestre, menos 27% do que há um ano.

Também a Mota-Engil ganha 8,74% para 2,538 euros, um máximo de Junho de 2015, a beneficiar do anúncio de que vai propor o pagamento de um dividendo de 13 cêntimos por acção.

Com uma forte subida seguem ainda os títulos da Pharol – somam 13,14% para 26,7 cêntimos – recuperando de quatro sessões consecutivas de perdas, que se traduziram numa desvalorização acumulada de mais de 21%.

A contribuir para a tendência positiva do principal índice nacional estão também a EDP, Sonae, Nos e Navigator. A retalhista liderada por Paulo de Azevedo soma 2,97% para 97 cêntimos enquanto a Nos valoriza 1,35% para 5,329 euros. Já a Navigator ganha 2,78% para 3,994 euros – o valor mais alto desde Maio de 2015 – e a EDP, na véspera de apresentar as suas contas trimestrais ao mercado, sobe 1,58% para 3,078 euros.

No restante sector da energia, a EDP Renováveis desce 0,07% para 6,99 euros e a Galp Energia cai 0,18% para 14,245 euros, a reflectir as contas anunciadas esta manhã. Antes da abertura do mercado, a petrolífera informou que os seus lucros caíram 13% no primeiro trimestre deste ano para 99 milhões de euros.

A Corticeira Amorim, que avança 0,05% para 11,005 euros, já chegou a negociar esta manhã nos 11,20 euros, um novo máximo histórico.

Além da Galp e da EDP Renováveis, só a Jerónimo Martins, Novabase e fundo do Montepio seguem em queda. A retalhista cai 1,99% para 16,515 euros no dia em que está a descontar o dividendo de 61 cêntimos que vai distribuir aos seus accionistas. Não fosse este ajuste técnico e as acções estariam a subir 1,6%.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio