EDP Renováveis e BCP sobem mais de 1% e dão arranque positivo à bolsa de Lisboa
Com 12 cotadas a negociarem em terreno positivo, incluindo os cinco pesos-pesados da praça, o PSI começa o dia em alta.
A bolsa de Lisboa começa a sessão desta terça-feira em alta, acompanhando, às 08;14 horas, a tendência das congéneres europeias de Paris e Amesterdão. O PSI avança 0,79% para os 8.775,20 pontos. Na sessão de segunda-feira o PSI subiu 0,5%.
Com 12 cotadas a negociarem em terreno positivo, incluindo os cinco pesos-pesados da praça, o PSI começa o dia em alta. Apenas a Semapa, Corticeira Amorim e a Altri não acompanhavam os ganhos, mantendo-se ainda inalteradas face à negociação de segunda.
A liderar a tabela verde está a EDP Renováveis, que avança 1,49% para os 12,95 euros. Logo atrás surge o BCP, que avança 1,33% para os 0,9482 euros por título. A Galp, que nesta segunda-feira revelou que a margem de refinação cresceu 32% no quarto trimestre, avança 0,93%.
A petrolífera viu ainda o analista do banco J.P. Morgan melhorar a recomendação sobre as ações da empresa de "neutral" para "overweight" (ou seja, aumentar a exposição às ações), tendo também revisto em alta o preço-alvo para os próximos 12 meses, fixado agora em 19,50 euros, o que representa uma valorização de 17% face ao valor do fecho da sessão desta segunda-feira.
Já a EDP avança 0,70% para os 4,295 euros por título, enquanto a Jerónimo Martins avabça 0,10% para os 20,16 euros.
De destacar ainda a Ren, que avança 1,01% na negociação desta manhã, depois de a agência de notação financeira Standard & Poor’s Ratings Services subir o rating de longo prazo da empresa de “BBB” para “BBB+”.
Os CTT avança 0,29%, no dia em que entram em vigor os novos preços dos serviços postais e que sobem, em média, 6,20%.
Por fim, destaque ainda para a Teixeira Duarte, que também sobe mais de 1%, um dia depois de se saber que a Dualis Capital vendeu dois terços da sua participação na construtora em apenas três meses. Já a outra construtora do índice, a Mota-Engil, avança 1,28%.
Acompanhe a evolução dos mercados desta terça-feira aqui.
Mais lidas