Lince Capital lidera ronda em startup de treino para expandir operação em Portugal
O fundo de capital de risco português encabeça o financiamento de 1,4 milhões de euros numa empresa que quer "democratizar o acesso ao treino de natação em seco", ou seja, sem ser necessário estar numa piscina. A solução tecnológica da Zen8, já com presença no Reino Unido, visa o desenvolvimento da técnica e melhorar a condição física.
A Lince Capital liderou uma ronda de financiamento de 1,4 milhões de euros na startup Zen8, cuja solução tecnológica quer democratizar o acesso ao treino em "natação em seco", com o intuito desta expandir a operação em Portugal. Com este investimento, a startup britânica vai reforçar a equipa e expandir operações para Portugal.
Além do fundo de capital de risco português, a ronda de financiamento Seed contou ainda com a participação da Celtis, Beta Capital e Lx Launch. O valor angariado será aplicado na conclusão do Zwim, produto de treino de natação fora da piscina, contratação de 11 pessoas no próximo ano e na expansão da subsidiária que a empresa tem em solo nacional, que marca também a internacionalização da empresa criada nos Alpes Suíços pelos triatletas Charlotte Pegg e Victor Jarland.
"A Connected Swim Training é a categoria que faltava e estamos a desenvolver a Zwim para a liderar. Com a Lince Capital e os nossos coinvestidores ao nosso lado, temos agora a capacidade para lançar a primeira experiência Zwim, expandir o produto e Investigação e Desenvolvimento e proporcionar melhorias mensuráveis de performance na natação em larga escala, através de um treino ao qual as pessoas aderem de forma consistente", vinca Jarland, CEO da Zen8, citado em comunicado.
O objetivo da startup é começar a comercializar o produto junto dos triatletas e depois "alargar a nadadores e ao mercado de fitness em geral". Já Tomás Lavin Peixe, Head of Venture Capital da Lince, assume entusiasmo no mais recente investimento e em "apoiar uma equipa visionária que combina inovação tecnológica e paixão pelo desporto. Acreditamos no potencial da Zen8 para transformar o treino de natação doméstico a nível global".
A solução desenhada pelos triatletas "combina hardware inteligente, feedback de performance em tempo real e treino gamificado ajustado à rotina dos utilizadores", com o propósito de "promover maior consistência de treino, melhorar a condição física e a propulsão e transferir esses ganhos para a piscina ou águas abertas, reduzindo a dependência de infraestruturas".
Mais lidas