IPO da Snap avalia cotada no dobro do Facebook
A Snap vendeu 200 milhões de acções a 17 dólares cada uma. A oferta pública inicial avalia a dona do Snapchat no dobro do Facebook e quatro vezes superior ao Twitter, tendo em consideração os múltiplos.
Os dados da oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) da Snap já são conhecidos. Foram vendidas 200 milhoes de acções da dona do Snapchat a 17 dólares cada uma, um valor que superou as estimativas. O intervalo a que se estimava que fossem vendidas as acções situava-se entre 14 e 16 dólares.
A operação avalia assim a empresa em cerca de 20 mil milhões de dólares, tendo em consideração as 1,16 mil milhões de acções existentes após o IPO, revela a Bloomberg.
A Snap, que se estreia esta quinta-feira, 2 de Março, em bolsa, conseguiu assim 3,4 mil milhões de dólares com esta operação. E, segundo informação avançada pela agência americana, com base em fontes próximas do processo, a avaliação a avaliação total da Snap, incluindo instrumentos convertíveis e opções, ascende a 23,6 mil milhões de dólares.
A Bloomberg realça que o IPO da empresa liderada por Evan Spiegel, tendo em consideração os múltiplos, avalia assim a nova cotada no dobro do Facebook e quatro vezes acima do Twitter, empresa que protagonizou a última operação semelhante de uma rede social.
Os valores a que foi realizada a operação implicam múltiplos de 21,4 vezes face às receitas previstas para a Snap, revela a Bloomberg. O Facebook negoceia com múltiplos de 10,5 vezes as receitas enquanto o Twitter negoceia com um múltiplo de 4,8 vezes a estimativa de receitas.
A agência de informação americana adianta que a procura superou em 10 vezes a oferta existente. Uma procura que poderia ter levado a tecnológica a vender as acções a 19 dólares cada uma, mas, segundo fontes próximas da operação, a equipa de gestão da Snap queria garantir que a estreia em bolsa seria positiva.
Em 2016, a Snap teve receitas de 404,5 milhões de dólares, o que corresponde a sete vezes mais do que o volume de negócios registado em 2015. Ainda assim, o fecho do ano acabou por ser negativo, já que a empresa registou um prejuízo de 514,6 milhões de euros. Um valor que corresponde a uma deterioração dos números, uma vez que em 2015 os prejuízos tinham sido de 372,9 milhões de dólares.
O Snapchat tem 158 milhões de utilizadores activos diários. Este número compara com os cerca de 1,2 mil milhões de utilizadores diários do Facebook, um número idêntico ao registado pelo WhatsApp – plataforma de mensagens do Facebook. Já o Twiter tem actualmente mais de 300 milhões de utilizadores activos diários.
(Notícia actualizada às 8:30 com mais informação)
Mais lidas