Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

José António dos Santos comprou ações do Benfica através de duas empresas

No passado dia 6 de março, a SAD do Benfica deu conta da venda de todas as ações da Olivedesportos, que deixou de ter uma participação qualificada na sociedade.

Pedro Elias/Negócios
Negócios com Lusa 12 de Março de 2020 às 00:12
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
O empresário José António dos Santos (na foto) adquiriu 2,7% das ações da Benfica SAD através de duas empresas, esclareceu a sociedade 'encarnada', em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

José António dos Santos, que detinha 13,62% das ações da SAD 'encarnada', reforçou o estatuto de maior acionista individual ao comprar ações, no passado dia 4 de março, através das empresas Valouro (1,9565%), da qual detém 23,335% do capital social, e Avibom (0,7485%), que tem a Valouro como única acionista.

No passado dia 6 de março, a SAD do Benfica deu conta da venda de todas as ações da Olivedesportos, que deixou de ter uma participação qualificada na sociedade.

A Olivedesportos era dona de uma posição de 2,66% no capital da Benfica SAD, entidade sobre a qual o Benfica SGPS lançou uma oferta pública de aquisição (OPA) no final do ano passado.

A oferta, ao preço de cinco euros por ação, que incide sobre 28% do capital da SAD e foi lançada em 18 de novembro, implica um investimento na ordem dos 32 milhões de euros e, caso seja bem sucedida, pode reforçar a posição da Benfica SGPS para até 95% do capital da entidade que está cotada na bolsa de Lisboa. No entanto, até agora não teve luz verde da CMVM. Em causa estão dúvidas relacionadas com o preço e possíveis conflitos de interesses.

O regulador do mercado de capitais está há três meses a enviar perguntas ao Benfica SGPS que envolvem o presidente Luís Filipe Vieira e os acionistas visados pela OPA, noticiaram o Correio da Manhã e o Jornal de Notícias a 20 de fevereiro.


O capital da Benfica SAD é composto por 23 milhões de ações, sendo 9,2 milhões de categoria A e 13,8 milhões de categoria B, e é sobre estas últimas que a OPA incide.

De acordo com o anúncio preliminar enviado ao mercado, a SLB SGPS detém 9,2 milhões ações de categoria A, correspondentes a 40% do capital social da SAD do Benfica, sendo ainda titular de 5,4 milhões de ações da categoria B, representativas de 23,6496% do capital da sociedade.
Ver comentários
Saber mais José António dos Santos Valouro Benfica SAD CMVM OPA Olivedesportos Benfica SGPS bolsa
Outras Notícias