Lisboa acompanha dia positivo na Europa. Teixeira Duarte acelera 7%
O índice de referência nacional acompanha o dia positivo na Europa após a estabilização da crise política em França. Construtora lidera ganhos, com a EDPR também a impulsionar.
- 3
- ...
A bolsa de Lisboa iniciou a sessão em alta, num dia de ganhos para as praças europeias, que respiram de alívio após a instabilidade política em França ter acalmado, com a perspetiva de sobrevivência do governo de Sébastien Lecornu com o apoio dos socialistas.
O índice de referência nacional, o PSI, sobe 0,67% para 8.283,34 pontos, com 15 dos seus 16 títulos no verde, mantendo-se perto de máximos de cerca de 15 anos.
Os ganhos são liderados pela Teixeira Duarte, que dá seguimento à sessão positiva de terça-feira. A construtora acelera 7,27% para 0,74%. Nas últimas duas sessões, as ações da Teixeira Duarte dispararam 20,7%, adicionando quase 50 milhões de euros ao valor em bolsa da empresa.
Ainda no setor da construção, a Mota-Engil também valoriza, mas a bastante distância da rival, ganhando 0,52% para 5,79 euros.
Entre os pesos pesados, é a EDP Renováveis que lidera, com uma valorização de 2,40% para 13,22 euros. Já a casa-mãe regista ganhos menos expressivos: a EDP soma 0,39% para 4,34%.
Ainda entre os pesos pesados, o BCP sobe 0,26% para 0,7620 euros, enquanto a Jerónimo Martins ganha 0,19% para 20,70 euros, depois de ter sido anunciado um acordo para venda da unidade dedicada ao setor hortofrutícola da NuviGroup em Portugal, operada pelo Grupo Luís Vicente, à Jerónimo Martins Agroalimentar (JMA).
A Galp é a única cotada a negociar no vermelho, pressionada pela queda dos preços do crude nos mercados internacionais. A petrolífera recua 0,28% para 15,95 euros.
Mais lidas