Lisboa inicia semana no verde. Mota-Engil dispara mais de 9%
A construtora foi impulsionada pela conquista de um contrato de concessão de uma grande obra no Brasil, beneficiando o PSI num dia em que as praças europeias fecharam em alta.
- 3
- ...
A bolsa de Lisboa fechou em alta na primeira sessão da semana, seguindo os ganhos das principais praças europeias, apesar da instabilidade política em França, onde se espera que seja chumbada uma moção de confiança ao governo esta segunda-feira.
O índice de referência nacional, o PSI, subiu 0,65% para 7.754,11 pontos, com 11 dos seus 15 títulos no verde, liderados pela Mota-Engil, que disparou 9,41% para 5,58 euros.
A construtora foi impulsionada pela notícia de que ganhou o contrato de construção e concessão do primeiro túnel imerso do Brasil, localizado em São Paulo, num investimento de cerca de 1,1 mil milhões de euros, derrotando a espanhola Acciona.
Destaque também para as valorizações dos pesos pesados BCP e EDPR, que somaram 1,29% para 0,7200 euros e 1,20% para 10,12 euros, respetivamente.
Já a Galp escapou por pouco às perdas, somando 0,03% para 15,77 euros, numa sessão em que o crude sobe nos mercados internacionais, após o aumento de produção decidido pelo aumento da OPEP+ ter sido considerado modesto.
Pela negativa, destaque para o retalho, com ambas as cotadas no fundo da tabela. A Jerónimo Martins recuou 0,82% para 21,72 euros, enquanto a Sonae desceu 0,77% para 1,288 euros, depois de o antigo co-CEO e atual administrador não executivo da empresa Ângelo Paupério ter comunicado ao mercado no final de sexta-feira a venda de quase 900 mil euros em ações da cotada.
Mais lidas