pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Lisboa na linha d'água. Galp lidera perdas

Depois de dar conta de um queda acentuada dos lucros esta manhã, a Galp arrancou a negociação no vermelho.

A carregar o vídeo ...
28 de Abril de 2025 às 08:17

A bolsa de Lisboa acordou quase inalterada, com o índice de referência, o PSI, a ganhar uns ligeiros 0,03% para 6.944,60 pontos, numa altura em que as praças europeias sobem. Das 15 principais cotadas, nove ganhavam e seis perdiam.

A liderar as desvalorizações estava a Galp, a cair 0,89% para 13,885 euros, depois de, esta manhã, ainda antes da abertura do mercado, ter dado conta de uma queda acentuada dos lucros do primeiro trimestre: obteve um resultado líquido de 192 milhões de euros, menos 41% face aos lucros registados no mesmo período de 2024. Os resultados pesam na negociação da petrolífera, mesmo numa altura em que o barril de crude negoceia em alta, tanto em Londres como em Nova Iorque, e apesar de, na sexta-feira, a Alantra Equities ter aumentado o preço-alvo das ações da empresa.

A Galp era o único peso-pesado da bolsa nacional a registar perdas nos primeiros minutos de negociação, ainda que os ganhos das restantes sejam todos ligeiros. A EDP avançava 0,51% para 3,381 euros e a Renováveis 0,25% para 8,145 euros. Já o BCP subia 0,42% para 0,5708 euros e a Jerónimo Martins somava 0,09% para 21,32 euros.

Ainda em alta estavam a Corticeira Amorim (+0,66%), a Mota-Engil (+0,45%), a Sonae (+0,37%), a Semapa (+0,27%) e a Ibersol (+0,21%).

Na lista das cotadas que perdem, além da Galp, estão os CTT (-0,79%), a Altri (-0,47%), a REN (-0,35%), a Navigator (-0,24%) e a Nos (-0,14) - a empresa de telecomunicações será a próxima a apresentar resultados, na próxima terça-feira, dia 6.

Notícia atualizada

Ver comentários
Publicidade
C•Studio