Lisboa segue ganhos europeus com impulso dos pesos pesados
As bolsas europeias recuperaram dos receios com a IA, em plena temporada de resultados. Teixeira Duarte liderou os ganhos do PSI. Fora do índice principal, a Impresa caiu mais de 4% depois de ter sido levantada a suspensão da negociação das ações.
A bolsa de Lisboa fechou em alta esta quarta-feira, num dia positivo para as praças europeias, em que os receios sobre o investimento em IA parecem ter recuado e os investidores continuam atentos à temporada de resultados.
O índice de referência nacional, o PSI, subiu 0,69% para 8.484,01 pontos, com a grande maioria dos seus 16 títulos no verde, incluindo todos os pesos pesados, renovando máximos de mais de 15 anos.
A Teixeira Duarte subiu 2,65% para 0,696 euros, liderando os ganhos depois de ter fechado recentemente um acordo com a banca, que poderá ter um impacto positivo de 65 milhões para a construtora.
Os ganhos também foram impulsionados pelos CTT, que recuperaram de uma queda abrupta depois de terem anunciado novidades tecnológicas no âmbito do seu capital markets day. Os correios subiram 2,11% para 7,26 euros.
Os pesos pesados da energia também impulsionaram o índice, com a EDP Renováveis a subir 0,77% para 13,05 euros e a EDP a ganhar 0,57% para 4,389 euros, no dia em que apresentam resultados. Já a Galp subiu 0,77% para 17,74 euros.
Ainda a impulsionar o índice, estiveram o BCP e a Jerónimo Martins, com o banco a subir 0,31% para 0,7728 euros e a retalhista a ganhar 0,73% para 22,14 euros.
Em sentido contrário, a Corticeira Amorim continua a ser penalizada pelos resultados e pelo não pagamento habitual do dividendo intercalar, liderando as perdas com uma queda de 1,74% para 6,77 euros.
Fora do PSI, a Impresa recuou 4,36% para 0,263 euros, no regresso das ações à negociação, depois de ter confirmado que estão em curso negociações para a venda de até 33% do capital da empresa aos italianos da MFE.
Mais lidas