Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Porto e Sporting disparam em bolsa com especulação sobre venda de jogadores

As ações dos dois clubes portugueses valorizam mais de 12%, tocando em máximos, com a recente especulação sobre a possível venda de ativos, numa altura em que o mercado de transferências de inverno se encontra aberto.

Gonçalo Almeida goncaloalmeida@negocios.pt 23 de Janeiro de 2020 às 12:11
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
As ações do Futebol Clube do Porto e do Sporting Clube de Portugal disparam para máximos de mais de um ano na sessão desta quinta-feira, 23 de janeiro, à boleia da especulação de venda de jogadores da equipa principal de futebol. 

No caso dos "dragões", as ações subiram 13,74% para os 74,5 cêntimos, o que representa um máximo desde abril de 2019. Em termos de liquidez, a sessão de hoje está a ser mais agitada do que o normal, com 5.000 ações negociadas, muito acima da média diária dos últimos seis meses fixada nas 1.112 ações.

Já os "leões" viram as suas ações escalar 12% para os 98 cêntimos, um valor que já não era atingido desde janeiro de 2016. Foram transacionadas 3.000 ações, o que significa que a sessão de hoje está a ter mais liquidez do que é habitual. A média diária de ações negociadas nos últimos seis meses é de 1.002 ações. 

Numa altura em que o mercado de transferências de inverno se aproxima do fim (encerra no dia 2 de fevereiro), a especulação sobre a venda de alguns jogadores de ambas as equipas aumenta. 

Recentemente, as ações do Sporting têm beneficiado com o interesse na compra do médio português Bruno Fernandes que, segundo a imprensa nacional e internacional, pode estar a caminho do clube inglês Manchester United por uma quantia entre os 50 e os 70 milhões de euros. No entanto, nos últimos dias veio à baila também o interesse do rival Manchester City na compra do jogador, que na época passada foi o médio mais goleador da Europa, em todas as competições. 

O Porto tem vários ativos a ser cobiçados por clubes estrangeiros. O que tem motivado mais manchetes é o lateral esquerdo Alex Telles, que poderá estar a caminho do clube italiano Juventus, segundo o Record. O jornal A Bola avança hoje que o clube transalpino está a preparar uma oferta de 25 milhões de euros pelo defesa.

Alex Telles está a ano e meio de terminar o contrato e é provável que a SAD portista queira fazer um encaixe financeiro o quanto antes, para evitar uma saída a custo zero, como sucedeu com o médio Yacine Brahimi e Hector Herrera, no final da época passada. Para além disso, o Porto pode ser obrigado a vender ativos para cumprir as regras do "fair play" financeiro impostas pela UEFA.

Outro dos jogadores que tem sido associado a uma eventual saída é o ponta de lança Zé Luís, que tem perdido a titularidade para o brasileiro Tiquinho Soares. A SAD dos azuis e brancos estará a pedir cerca de 20 milhões de euros pelo jogador.

O outro clube português listado em bolsa, o Benfica, está a ter um dia mais modesto, com as suas ações a valorizarem 0,22% para os 4,66 euros.
Ver comentários
Saber mais Porto Sporting Portugal ações Futebol Liga NOS Bruno Fernandes
Outras Notícias