Sardo e Ferreira vendem 5,5 milhões de ações da Teixeira Duarte
A Dualis Capital, que é detida a meias pelos empresários nortenhos Eduardo Sardo e Gaspar Ferreira, reduziu a sua participação de 10,02701% para 8,71669% no capital da construtora, cujo valor de mercado multiplicou-se por mais de oito desde o início deste ano.
Cinco semanas depois de reportar ao mercado que tinha ultrapassado os 10% na Teixeira Duarte, sinalizando até ao Negócios a pretensão de ter um lugar à mesa da administração da construtora, a Dualis Capital acaba de anunciar que a sua posição acionista na empresa voltou a estar abaixo desse limiar.
“No passado dia 17 de outubro de 2025, a Dualis Capital, Lda reduziu a sua participação qualificada imputável na Teixeira Duarte S.A., passando a situar-se abaixo do limiar de 10% dos direitos de voto correspondentes ao capital social previsto no artigo 16.º, n.º 1 do Código dos Valores Mobiliários”, lê-se no comunicado enviado pela construtora, esta quarta-feira, 22 de outubro, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A Dualis Capital, que tinha 42.113.820 ações da Teixeira Duarte, representativas de 10,02701% da construtora, vendeu na passada sexta-feira 5.503.716 ações, que equivalem a 1,31032% do capital social da empresa.
Pelas contas do Negócios, tendo em conta o preço médio a que foram transacionadas as ações da Teixeira Duarte nesse dia, a participação vendida pela Dualis deverá ter totalizado mais de quatro milhões de euros.
Na sequência desta operação, “a participação imputável à Dualis Capital, Lda passa a ser composta por 36.610.104 ações, representativas de 8,71669% do capital social e dos respetivos direitos de voto da Teixeira Duarte, S.A.”, detalha a empresa.
A preço de mercado, a participação da Dualis na Teixeira Duarte vale agora cerca de 24 milhões de euros.
A posição acionista da Dualis Capital na Teixeira Duarte é imputada, em partes iguais, às suas duas sócias – a IDS SGPS, de Eduardo Sardo, e a Global F Holdings SGPS, que é controlada por Gaspar Ferreira.
Os dois empresários nortenhos, que estão ligados ao setor da construção e imobiliário, deverão ter aproveitado a fortíssima valorização das ações da Teixeira Duarte em bolsa para vender cerca de 13% da sua participação.
Desde o início do ano, a cotada escalou 755%, catapultando a capitalização bolsista da empresa para 284 milhões de euros, mais 250 milhões do que valia no final do ano passado.
Mais lidas