Bolsa Wall Street regressa às quedas acentuadas depois do pior ano desde 2008

Wall Street regressa às quedas acentuadas depois do pior ano desde 2008

Os investidores parecem ter regressado das comemorações de fim de ano de ressaca. As bolsas europeias estão em queda e a abertura de Wall Street também está a ser pintada de vermelho.
Wall Street regressa às quedas acentuadas depois do pior ano desde 2008
Sara Antunes 02 de janeiro de 2019 às 14:32
As bolsas dos EUA iniciaram o ano em queda, à semelhança do que está acontecer na Europa. O Dow Jones está a ceder 1,61% para 22.952,04 pontos, o Nasdaq está a deslizar 1,81% para 6.520,64 pontos e o S&P500 está a cair 1,33% para 2.473,57 pontos.

Os investidores mantêm assim o sentimento negativo que marcou o final de 2018 e que provocou quedas avultadas. O último trimestre foi tão duro que as bolsas americanas fecharam o ano com o pior desempenho desde 2008, ano marcado pela crise financeira que ditou a falência do Lehman Brothers. 

A ditar o pessimismo desta quarta-feira, 2 de janeiro, estão dados económicos que voltam a trazer o fantasma do abrandamento económico. A atividade industrial da China contraiu pela primeira vez em 19 meses, reforçando os receios dos investidores sobre o abrandamento pronunciado da economia global e ofuscando os sinais dados por Donald Trump sobre a disponibilidade para um acordo que ponha fim ao "shutdown" do Governo dos EUA. 

"É uma continuação das preocupações com o crescimento. Podem ver-se nos números da Ásia, que confirmam que já passámos pelos níveis máximos de crescimento", salientou à Reuters Tim Graf, estratega-chefe da State Street Global Advisors.

A Tesla está a destaque, ao afundar mais de 8%, depois de ter sido revelado que as entregas do Model 3 ficaram aquém das expectativas e de a empresa liderada por Elon Musk ter anunciado um corte no preço do veículo de 2.000 dólares.

Destaque para as tecnológicas, numa altura em que a Microsoft, a Apple e a Amazon estão a ceder mais de 2%.

(Notícia atualizada às 14:41 com mais informação)




pub

Marketing Automation certified by E-GOI