pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

BPI: Resultados da EDPR em linha, dividendo acima das previsões

A EDP Renováveis anunciou que vai propor um dividendo de cinco cêntimos por acção, um valor que ficou acima dos 4,7 cêntimos previstos pelos analistas do BPI. Resultados ficaram em linha.

EDP Renovaveis assembleia geral
EDP Renovaveis assembleia geral
24 de Fevereiro de 2016 às 11:33

A EDP Renováveis (EDPR) apresentou esta manhã os resultados relativos a 2015. Os analistas do BPI realçam que os números divulgados pela empresa saíram em linha com as suas estimativas, mas o dividendo de cinco cêntimos anunciado pela companhia ficou acima do previsto.

A empresa liderada por Manso Neto vai aumentar o seu dividendo. A EDP Renováveis informou na apresentação dos seus resultados anuais que vai propor um dividendo de 5 cêntimos por acção, o que representa um aumento face à remuneração de 4 cêntimos do ano passado.

O dividendo anunciado pela companhia ficou acima das estimativas dos analistas do BPI. O banco de investimento antecipava um dividendo por acção de 4,7 cêntimos. "A EDPR vai propor à Assembleia-Geral de Accionistas uma distribuição de dividendo de 44 milhões de euros, o que implica um rácio de "payout" de 26% e um retorno de dividendo de 0,8%", refere a nota do BPI.

A EDP Renováveis anunciou esta esta quarta-feira, 24 de Fevereiro, que obteve um resultado líquido de 167 milhões de euros em 2015, mais 32% do que no período homólogo. De acordo com um comunicado publicado na CMVM, o EBITDA subiu 26% para 1.142 milhões de euros e as receitas aumentaram 21% para 1.547 milhões de euros.

O BPI justifica as receitas com "o aumento da geração, 9% de impacto cambial, 2% de aumento na média dos preços e 2% relacionados com outros efeitos". Já em termos trimestrais, quer o EBITDA, quer as receitas ficaram acima das previsões dos especialistas, com o EBITDA em Espanha a ficar abaixo das expectativas, um efeito que foi compensado "pelo desvio positivo na América do Norte e em Portugal".

"O resultado líquido atingiu 167 milhões de euros em 2015, face a 126 milhões no ano anterior, conduzido pela expansão do EBITDA", justificam os analistas Flora Trindade e Bruno Silva, na nota onde comentam os resultados divulgados pela companhia antes da abertura do mercado.

As acções da EDP Renováveis caem 2,88% para 6,244 euros.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio