pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Papeleiras, Greenvolt, REN e Sonae são as apostas na bolsa de Lisboa

A ESN e o CaixaBank/BPI elegeram as cotadas preferidas para 2022, antecipando margens de progressão elevadas. A Sonae e as papeleiras surgem com o maior potencial de subida face às avaliações dos analistas.

bolsa mercados euronext
bolsa mercados euronext Miguel Baltazar
25 de Janeiro de 2022 às 08:00
  • Partilhar artigo
  • ...

As empresas do setor da pasta e do papel, a Greenvolt, a REN e a Sonae são as eleitas para investir na bolsa portuguesa este ano. A uma semana do fim do primeiro mês do ano, a ESN e o CaixaBank/BPI elegeram as cotadas preferidas para investir na bolsa portuguesa em 2022, identificando margens para ganhos nestas ações superiores a 20%.

Enquanto a ESN, a rede de bancos de investimento europeus em que está integrado o CaixaBI, escolheu as portuguesas Sonae, Altri, Greenvolt e REN para uma lista com 17 empresas para apostar  este ano, o CaixaBank/BPI atualizou a sua "core list" para 2022 elegendo a Navigator como a única portuguesa desta lista.

As papeleiras surgem assim num lugar de destaque nas escolhas dos bancos de investimento para 2022, com os analistas confiantes numa recuperação dos preços da pasta e do papel. As condições favoráveis no mercado, com os aumentos de preços da pasta na China a serem seguidos na Europa, têm suportado uma revisão em alta das avaliações para as empresas do setor, com os analistas a anteciparem novos aumentos no ano.

Apesar de a Altri ser apontada como uma das escolhas pela ESN, com um preço-alvo de 7,8 euros (potencial de subida de 39%), a papeleira viu o CaixaBank/BPI subir o seu "target" para 2022 de 8,9 euros para 9,4 euros, uma avaliação que lhe confere uma margem de subida de cerca de 74%, face à cotação de fecho na última sessão.

Ainda assim, é a Semapa – também com foco na exposição à recuperação do papel – que apresenta a maior margem de valorização face às avaliações dos analistas do CaixaBank/BPI. Os analistas melhoraram o preço-alvo em 31% para 23,4 euros, o que implica mais do que duplicar face à cotação. Já a sua participada Navigator, a preferida dos analistas na bolsa, apresenta um potencial de subida próximo de 41% face ao "target" de 4,50 euros.

Fora do universo papeleiro, a energia, através da Greenvolt e da REN, também surge em destaque, com ambas as empresas a apresentarem potencial para valorizar 27% e 23,5%, este ano, face às suas avaliações de 7,5 euros e 3,10 euros, respetivamente.

A Sonae fecha a lista de "top picks" portuguesas da ESN. Os analistas veem a retalhista portuguesa a chegar aos 1,50 euros, o mesmo preço estipulado pelo CaixaBank/BPI para 2022, uma avaliação que implica uma valorização de 50% face ao valor de cotação atual.

Depois de um ano positivo para a bolsa nacional, mas em que o PSI-20 ficou aquém dos ganhos registados pelas principais praças europeias, os analistas mostram-se otimistas para as ações, em 2022. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio