Bancos emprestam menos dinheiro às famílias em Maio
As instituições financeiras emprestaram 725 milhões de euros a particulares em Maio, de acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal, esta terça-feira. Este montante fica aquém dos 752 milhões de euros financiados um mês antes. Este é mesmo o valor mensal de novas operações mais baixo desde Fevereiro.
PUB
Foi no crédito para outros fins que a queda foi mais expressiva. O valor das novas operações ascendeu a 176 milhões de euros, um total inferior aos 214 milhões de euros emprestados em Abril. É também neste segmento que o crédito malparado é mais elevado: representa 16,25% do total de financiamento concedido.
PUB
As novas operações de empréstimos ao consumo ascenderam a 253 milhões de euros, menos do que os 261 milhões de euros emprestados um mês antes.
PUB
Já no crédito para a compra de casa a tendência foi inversa. As instituições financeiras concederam 296 milhões de euros, superando os 277 milhões de euros que emprestaram em Abril. Esta evolução surge numa altura em que os bancos têm vindo a cortar os "spreads" mínimos nas novas operações.
PUB
Quanto às empresas, o valor das novas operações de crédito totalizou 2.765 milhões de euros, um pouco mais do que os 2.762 milhões de euros que financiaram em Abril, de acordo com os dados do supervisor do sector.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais empréstimos crédito habitação consumo outros fins Banco de Portugal empresasMais lidas
O Negócios recomenda