Vendas de NFT atingem recorde de 11 mil milhões à boleia de CryptoPunks
As vendas dos chamados ativos não fungíveis (NFT, na sigla em inglês) subiram oito vezes no terceiro trimestre deste ano, face aos três meses anteriores, totalizando os 10,7 mil milhões de dólares, de acordo com a plataforma DappRadar, que agrega dados relativos ao mundo da "blockchain" e finanças descentralizadas.
PUB
Os últimos dois meses foram de particular destaque, com as vendas a atingirem um recorde mensal em agosto nos 5,2 mil milhões de dólares, com uma ligeira redução em setembro.
Este novo ressurgimento do mercado de NFT aparece numa altura em que cada vez mais figuras públicas em diversas áreas se mostram fãs e apoiantes deste tipo de tecnologia. Foi o caso do cantor Snoop Dogg, do antigo basquetebolista Shaquille O’Neal ou da atual estrela da NBA Stephen Curry.
PUB
No entanto, apesar do crescimento das vendas de outros investidores, o número de pessoas que compra NFT continua a ser relativamente pequeno, com apenas 265.927 carteiras ativas negociando NFTs no blockchain ethereum no terceiro trimestre, disse NonFungible.com.
PUB
As maiores vendas neste período foram protagonizadas pelos CryptoPunks, a mais antiga série de cromos digitais, numa altura em que as transações nos mercados secundários já superam os lançamentos iniciais.
Como o nome indica, um NFT é um ativo infungível, ou seja, uma peça única, impossível de ser substituída e que não se gasta com o uso, algo que acontece com os bens fungíveis, como o dinheiro, por exemplo. Quem compra um NFT está a comprar a representação de um bem, como acontece nos cromos da Panini, por exemplo.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais NFT CryptoPunks DappRadar economia negócios e finanças política questões sociaisAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda