5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta segunda-feira, os mercados estarão a reagir aos resultados das eleições gerais alemãs, em que os grandes partidos afundaram e a extrema-direita entrou no parlamento como terceira força política. Merkel teve o seu pior resultado de sempre e perdeu margem de manobra na formação do governo.
Mercados reagem às eleições na Alemanha
Antecipadas como não tendo grande margem para surpresas, as eleições gerais alemãs de domingo acabaram, contudo, por surpreender. As sondagens davam como certa a vitória de Angela Merkel (CDU/CSU), atribuíam o segundo lugar a Martin Schulz (SPD) e colocavam mais quatro partidos na câmara baixa do Parlamento alemão, com a extrema-direita em terceiro. Mas não previam uma quebra eleitoral tão profunda dos "grandes partidos" do centro (CDU e SPD) nem uma votação tão expressiva nos partidos mais pequenos, em particular na formação de extrema-direita, AfD.
Angela Merkel tem agendada uma conferência de imprensa para hoje às 12:30 (hora de Lisboa), para comentar os resultados das eleições.
A gestão de risco nos bancos centrais
O Banco de Portugal realiza, em conjunto com o Banco Central Europeu, uma conferência sobre a gestão de risco dos bancos centrais e as lições que podem ser retiradas da crise.
A conferência, que se prolonga até terça-feira, contará com a presença de Yves Mersch, membro da Comissão Executiva do BCE, e de Stefan Ingves, governador do banco central sueco. O discurso de encerramento está a cargo de Carlos Costa, governador do Banco de Portugal.
Brexit destaca-se em várias frentes
A Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, participa hojeno Conselho de Assuntos Gerais e no Conselho de Assuntos Gerais (Artigo 50º) dedicado ao Brexit, que se realizam em Bruxelas. Pelas 16h30, também em Bruxelas, a Secretária de Estado irá intervir na conferência "The Future of EU Finances", organizada pela Comissão Europeia, no painel dedicado ao próximo Quadro Financeiro Plurianual Pós-2020.
Ainda sobre o Brexit, o partido trabalhista britânico debate o divórcio do país com a União Europeia, num evento a ter lugar em Brighton.
Por outro lado, David Davis, o ministro britânico encarregue das negociações do Brexit, e o principal negociador da saída dos britânicos da UE, Michel Barnier, iniciam em Bruxelas uma nova ronda de negociações.
A passada sexta-feira - dia em que Theresa May proferiu um importante discurso sobre o Brexit - terminou mal para a primeira-ministra britânica, que viu a agência de notação financeira Moody’s reduzir o "rating" do Reino Unido.
Draghi fala no Parlamento Europeu
Hoje teremos em destaque uma audição do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, no Parlamento Europeu (PE), onde responderá a questões dos eurodeputados. Draghi fará uma declaração introdutória sobre política monetária perante o Comité de Assuntos Económicos e Monetários do PE.
Além disso, no domínio dos dados económicos, será divulgado na Alemanha o índice Ifo do clima económico relativo a Setembro.
Investidores menos receosos com tensões EUA-Coreia do Norte
A Coreia do Norte manteve-se relativamente tranquila este fim-de-semana, sem renovar ameaças contra os EUA. Além disso, o facto de o secretário de Estado norte-americano, TRex Tillerson, ter defendido uma "solução pacífica" entre Pyongyang e Washington ajudou a acalmar os receios dos investidores.
Nos mercados asiáticos, o dólar segue a negociar perto de máximos de sete semanas face à moeda nipónica, a ganhar 0,20% para 112,43 ienes. Quanto às bolsas norte-americanas, Wall Street poderá ganhar terreno se as tensões geopolíticas se revelarem mais apaziguadas.
Mais lidas