Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

A semana arranca com as bolsas norte-americanas encerradas e a Semapa a reagir aos resultados de 2017 que anunciou na sexta-feira. Na Europa as atenções estão centradas na escolha para substituir Vítor Constâncio no BCE.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Semapa reage a resultados

As acções da Semapa vão estar esta segunda-feira a reagir aos resultados que anunciou após o fecho da sessão de sexta-feira. A holding que controla a Navigator fechou 2017 com um resultado líquido atribuível aos accionistas de 124,1 milhões de euros, o que representa um crescimento de 8% face a 2016. As receitas aumentaram 4,3% para 2.164,7 milhões de euros. O banco de investimento Axia estimava que a empresa tivesse fechado o ano com receitas de 2,17 mil milhões de euros e um resultado líquido de 101 milhões de euros.

 

Rio mostra programa de reformas a Marcelo

Depois de ter assumido a liderança do PSD no congresso do fim-de-semana, Rui Rio entrega esta tarde ao Presidente da República um programa de reformas para superar os bloqueios do país e pôr Portugal a crescer com maior robustez. No 37.º Congresso do partido, Rio elencou um conjunto de áreas prioritárias: educação, saúde, Segurança Social, justiça, sistema político, descentralização e reforma do Estado. Para fazer reformas nas últimas cinco, o presidente social-democrata defendeu serem necessários entendimentos alargados. E mostrou-se disponível para esse diálogo, embora deixando já de parte qualquer possibilidade de acordo de bloco central. 

 

Votado substituto de Vítor Constâncio

No Eurogrupo, agora presidido por Mário Centeno, vai ser votado o nome para a vice-presidência do BCE, o substituto de Vítor Constâncio. Os ministros da Zona Euro têm a escolha nas suas mãos. O espanhol Luís de Guindos disputa o lugar com o irlandês Philip Lane. O Parlamento Europeu considerou o governador do banco central da Irlanda como o candidato "mais convincente". Na reunião do Eurogrupo também estará em cima da mesa o ponto de situação da Grécia e o aprofundamento da União Monetária. 

 

INE revela como economia arrancou o ano

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) divulga a síntese económica de conjuntura referente a Janeiro, que fornece tendências para a evolução da economia, como as tendências ao nível da procura, produção, rendimentos e preços. E é divulgado, ainda, o índice de preços na produção industrial.
 

Pausa em Wall Street

As bolsas dos Estados Unidos da América estão esta segunda-feira encerradas. Comemora-se o aniversário do primeiro presidente do país, George Washington. Nasceu a 22 de Fevereiro, mas as bolsas assinalam a efeméride na segunda. A pausa em Wall Street surge depois de na semana passada os índices das bolsas norte-americanas terem registado uma forte recuperação, com o S&P500 a conseguir a maior subida em cinco anos.

 




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
Saber mais e Alertas
pub