Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quarta-feira o destaque, por cá, vai para a emissão de obrigações portuguesas em moeda chinesa, as chamadas Panda Bonds.

Negócios jng@negocios.pt 29 de Maio de 2019 às 07:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
IGCP realiza primeira emissão de Panda Bonds

Portugal vai emitir pela primeira vez dívida pública em moeda chinesa. A emissão decorre durante dois dias – 29 e 30 de maio – e vinha a ser preparada pelo governo português desde 2017.

 

A operação pretende colocar títulos a três anos e será no valor de dois mil milhões de renminbi, o que equivale a cerca de 260 milhões de euros. É um montante pequeno face ao normal, mas a operação envolve riscos, nomeadamente o risco cambial. Para o colmatar, o IGCP irá fazer a cobertura total da moeda chinesa para o euro. As obrigações nacionais emitidas em Pequim serão depois negociadas em mercado secundário.

 

Mota-Engil fecha contrato de 270 milhões em Angola

A construtora assinou mais um contrato em África, desta vez em Angola. Este anúncio vem na sequência de outros "de menor dimensão", adjudicados nos últimos dias. Estes foram firmados em Angola, no Uganda, em Moçambique e no Malawi, totalizando cerca de 180 milhões de euros.

 

Desta forma, a carteira de encomendas na região africana cresceu 450 milhões de euros, informou ontem a empresa.

 

Banco do BCP na Polónia tem luz verde para comprar Eurobank

O Bank Millennium, banco polaco detido em 50,1% pelo BCP, já recebeu luz verde do regulador polaco para comprar o Eurobank, a unidade do Société Générale na Polónia, um negócio anunciado no final do ano passado.

 

A autorização foi comunicada ontem à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A operação vem transformar o Bank Millennium no sétimo maior banco da Polónia, em termos de ativos, volume de depósitos e carteira de crédito.

 

Política monetária em foco

Olli Rehn, membro do conselho do Banco Central Europeu (BCE) e governador do banco central finlandês, estará esta quarta-feira num evento em Londres. O responsável poderá deixar algumas pistas sobre a política monetária nos países do euro e sobre quando a entidade pretende começar a normalizar as taxas de juro.

 

Por seu lado, Yves Mersch, também membro do conselho do BCE, será orador num evento em Frankfurt. Já o vice-presidente da autoridade monetária europeia, Luis de Guindos, apresenta a análise semi-anual sobre estabilidade financeira, que destaca os riscos que se colocam ao sistema financeiro da Zona Euro.

 

Novos dados económicos centram atenções

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga, esta quarta-feira, o índice de preços das propriedades comerciais em 2018.

 

Ainda na Europa, destaque para os dados do PIB e da inflação em França, bem como para o desemprego na Alemanha e para a confiança do consumidor em Itália.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias