Sobe e desce de bens agrícolas demora a atingir consumidor
A diminuição da procura e a queda dos preços do petróleo devido à pandemia de covid-19 debilitou os preços de algumas matérias-primas da área alimentar e energética, mas outras há que estão a ser beneficiadas pela corrida a produtos mais vitamínicos ou pelo armazenamento de bens essenciais nas despensas.
Café - Isolamento sustenta preços em alta

Subida do café depende das empresas
O preço da matéria-prima está em trajetória ascendente, mas para já não há indicação de que os consumidores vão passar a pagar mais pelo café. A Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) esclarece ao Negócios que "os preços são estabelecidos por cada empresa", e que por isso "a Associação não pode comentar este assunto sob o risco de ser interpretada como instrumento de fixação de preços, atividade proibida pela Autoridade da Concorrência". Também contactada, a Delta não quis prestar declarações.







- Partilhar artigo
- ...
Em março, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) divulgou o seu relatório mensal e a conclusão foi de que os preços dos alimentos tinham caído fortemente em todo o mundo, mais por força de uma menor procura devido aos efeitos da pandemia do que por uma escassez na oferta - se bem que esta possa vir a acontecer em muitos casos, nomeadamente pela dificuldade de escoamento nos portos numa altura em que a atividade económica tem registado uma contração generalizada devido aos "lockdowns".
Mais lidas