Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta terça-feira as atenções dos investidores vão continuar a estar concentradas no grupo EDP, depois de ontem as ações terem sido suspensas de negociação após Mexia e Manso Neto terem sido suspensos de funções.

Negócios jng@negocios.pt 07 de Julho de 2020 às 07:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Ações da EDP suspensas em bolsa pela CMVM

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu ontem à tarde a negociação das ações da EDP e da EDP Renováveis depois de terem sido publicadas notícias sobre a suspensão de funções dos CEO das duas companhias.O juiz Carlos Alexandre decidiu validar a pretensão do Ministério Público (MP) de agravamento das medidas de coação de António Mexia, presidente executivo da EDP, e João Manso Neto, CEO da EDP Renováveis, impondo a suspensão das funções dos dois administradores.

As ações da EDP e da EDP Renováveis chegaram a valorizar acima de 2% e 1%, respetivamente, na sessão de segunda-feira. Contudo, após ter sido noticiada a decisão de suspensão dos CEO de ambas as empresas, a cotação de ambas as companhias sofreu um revés. Miguel Stilwell d'Andrade, até agora "chief financial officer" (CFO) da EDP, foi o nome escolhido para assumir interinamente o lugar de CEO da elétrica após a decisão do juiz Carlos Alexandre de suspender António Mexia das funções na empresa, informou já mais à noite a CMVM num outro comunicado.

Já a EDP Renováveis anunciou que Rui Teixeira substituirá Manso Neto, interinamente, no cargo de presidente executivo.

Alegações finais em processo do BES

O dia vai ser marcado pelas alegações finais no julgamento do recurso das coimas aplicadas pelo Banco de Portugal a Ricardo Salgado e Amílcar Pires, no Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão. O processo que originou a condenação de Salgado ao pagamento de uma coima de 350.000 euros e de Amílcar Morais Pires ao pagamento de 150.000 euros alegava que, devido à omissão dos três responsáveis, o BES não aplicava medidas de prevenção de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo nas sucursais e filiais do Banco Espírito Santo de Angola, Cabo Verde, Miami e Macau.

Nasdaq em recordes com ajuda da Amazon

As bolsas norte-americanas encerraram em terreno positivo, animadas sobretudo pelo aumento do número de contratações em junho, no país. O tecnológico Nasdaq marcou um novo máximo de sempre, com a Amazon a ajudar. Durante a sessão, o Nasdaq atingiu um novo máximo histórico, nos 10.462,05 pontos. E muito à conta da Amazon, cujas ações superaram esta segunda-feira, pela primeira vez, a barreira dos três mil dólares. Os títulos da empresa liderada por Jeff Bezos tocaram um máximo de 3.059,88 dólares durante a sessão. Desta forma, a gigante do comércio eletrónico alcançou também um recorde absoluto em termos de capitalização bolsista, que ascendeu a 1,52 biliões de dólares.

INE divulga custos de construção de habitação nova

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta terça-feira o índice de custos de construção de habitação nova, referente a maio. No resto da Europa, destaque para os dados da balança comercial de maio em França, para as vendas a retalho de maio em Itália, e para o índice Halifax dos preços das casas em junho no Reino Unido.

Responsáveis da Fed debatem economia

A presidente da Fed de São Francisco, Mary Daly, e o presidente da Fed de Richmond, Thomas Barkin, marcam hoje presença num debate virtual sobre a economia, promovido pela National Association for Business Economics, dos EUA. Recentemente, o presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, disse que a economia norte-americana estava a dar sinais de estabilização depois da quebra abrupta dos últimos meses, mas repetiu a mensagem de cautela de que o período é ainda de muita incerteza.

Ver comentários
Outras Notícias