Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A sua semana dia a dia: dívida da Mota-Engil, OPEP e BCE

A semana mundial do investidor - que contará com a conferência anual da CMVM - arranca com uma emissão de dívida da Mota-Engil. Há ainda encontros do Eurogrupo e da OPEP, bem como relatos do Banco Central Europeu.

Reuters
  • Partilhar artigo
  • ...
Segunda-feira Arranca a semana mundial do investidor

A Semana Mundial do Investidor vai juntar vários representantes do mercado, desde associações ao supervisor do setor, para uma série de iniciativas dedicadas à literacia financeira. O ponto alto será a conferência anual da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) na terça-feira.    

Segunda-feira Mota-Engil vende dívida a investidores de retalho

A Mota-Engil vai financiar-se no mercado obrigacionista, com o objetivo de angariar 50 milhões de euros, junto de investidores tanto institucionais como de retalho. Para tal a empresa de construção vai realizar, a partir desta segunda-feira e até 17 de outubro, duas ofertas: uma de subscrição (OPS) de dívida e outra de troca (OPT). E paga um juro de 5,75%.

Segunda-feira Lagarde junta-se ao Eurogrupo

Os ministros das Finanças da Zona Euro reúnem-se esta segunda-feira num encontro do Eurogrupo em Luxemburgo que contará com a presença da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, e com o membro do conselho Fabio Panetta.

Terça-feira Juros dos depósitos reagem ao BCE?

O Banco de Portugal publica dados das taxas de juro de novas operações de empréstimos e depósitos relativos a setembro, que irão revelar se os bancos estão a ajustar a remuneração dos depósitos à subida de juros do BCE. Em julho e agosto houve subidas, mas ligeiras e os depósitos ainda rendem apenas 0,09%.

Quarta-feira Mota-Engil paga dividendo extraordinário

A Mota-Engil vai pagar a partir de 5 de outubro o dividendo adicional, relativo ao exercício de 2021, de 0,01725 euros por ação (sujeitos a retenção de IRS/IRC de acordo com as regras de tributação aplicáveis e taxas em vigor à data de pagamento). Dois dias antes, na segunda-feira, entra em ex-dividendo.

Quarta-feira Produtores ajustam estratégia do petróleo

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e os aliados conhecidos como OPEP+ vão decidir, esta quarta-feira, se alteram a estratégia a quantidade de petróleo que colocam no mercado. A expetativa do mercado é que reduzam a produção face ao alívio dos preços da matéria-prima.

Quinta-feira Relatos da decisão histórica do BCE

Serão divulgados esta quinta-feira os relatos da última reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), no qual o conselho liderado por Christine Lagarde decidiu a segunda subida de juros consecutiva, que foi também a mais elevada de sempre para a autoridade monetária: 50 pontos base. 

Sexta-feira Pressão sobre o imobiliário em foco

O imobiliário estará em foco esta sexta-feira com dados do Índice de preços na habitação no segundo trimestre na Europa e ainda dos custos de construção da habitação nova em Portugal.

Outras Notícias