Banca irlandesa afunda em bolsa com diluição de capital
Os bancos irlandeses estão a sofrer quedas acentuadas em bolsa, no seguimento da notícia de que a Irlanda vai receber ajudas para reestruturar o seu sistema financeiro.
O índice Irish Overal, das 56 maiores capitalizações de Dublin, recua 0,49% com a Ryanair a ser a cotada que mais contraria as perdas do índice.
A liderar as perdas está o Irish Life & Permanent que desce hoje 22,61% para 0,89 euros e acumula uma perda de 73,03% este ano. Este banco negociou num máximo de 4,10 euros em Janeiro deste ano.
O Bank of Ireland é o que mais pressiona entre as cotadas que negoceiam em Dublin e desvaloriza 14,97% para 0,409 euros, enquanto o Allied Irish Banks recua 2,99% para 0,422 euros.
A Irlanda decidiu ontem recorrer ao Fundo de Estabilização Financeira da União Europeia para, com a ajuda do Fundo Monetário Internacional, estancar os problemas no seu sector financeiro. O valor do financiamento não foi avançado mas não deverá ultrapassar os 100 mil milhões de euros.
O ministro das Finanças, Brian Lenihan, da Irlanda disse que os bancos do país vão preterir a expansão internacional, para se focarem nos consumidores, empresas e na economia irlandesa, que deve ser o “foco principal dos bancos”, referiu.
Mais lidas