pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Bolsas dos EUA encerram em baixa

As bolsas norte-americanas desceram na sessão de hoje, com os preços do petróleo a ganharem terreno e um índice dos principais indicadores económicos a exceder as estimativas, o que sugere que a Reserva Federal não irá tão depressa parar de subir os juros

21 de Fevereiro de 2006 às 21:16

As bolsas norte-americanas desceram na sessão de hoje, com os preços do petróleo a ganharem terreno e um índice dos principais indicadores económicos a exceder as estimativas, o que sugere que a Reserva Federal não irá tão depressa parar de subir os juros.

O Dow Jones encerrou a perder 0,42% na Bolsa de Nova Iorque, nos 11.069 pontos, depois de ter chegado a atingir um máximo desde Junho de 2001, nos 11.140,7 pontos. O índice compósito Nasdaq cedeu 0,87%, fixando-se em 2.592 pontos, e o Standard & Poor’s quebrou 0,33%, para 1.1.283,03 pontos.

A Wal-Mart deu o ritmo ao movimento de queda, com a sua previsão dos lucros para 2005 a revelar-se aquém das expectativas dos analistas. Os títulos da empresa de semicondutores e de «chips» desceram, depois de o Citigroup Investment Research ter reduzido a sua recomendação para o grupo.

Os ganhos da Home Depot, que sustentaram a bolsa nova-iorquina na abertura, não foram suficiente para colmatar o efeito negativo da Wal-Mart.

Por outro lado, a Fed, nas suas minutas da reunião de 31 de Janeiro – hoje publicadas, referiu que a inflação estava «algo acima» do aceitável e «reforçou» a possibilidade de haver mais subidas do preço do dinheiro. O banco central norte-americano aumentou a sua taxa de juro directora 14 vezes consecutivas, para 4,5%.

Entretanto, o índice Conference Board dos principais indicadores norte-americanos aumentou 1,1% em Janeiro, pelo quarto mês consecutivo, quando os economistas previam uma subida de 0,6%. «Na perspectiva de alguns membros, a possibilidade de mais subidas de juro foi reforçada», referiu o Comité do Mercado Aberto da Fed.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio