pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Escolha o Jornal de Negócios como "Fonte Preferida"

Veja as nossas notícias com prioridade, sempre que pesquisar no Google.

Adicionar fonte

Governo prepara pacote de medidas fiscais de apoio ao mercado de capitais

Na tomada de posse dos órgãos da CMVM e ASF, o ministro das Finanças anunciou que o Governo vai avançar com um conjunto de medidas fiscais que apoiem o desenvolvimento do mercado de capitais.

28 de Novembro de 2022 às 14:43

O ministro das Finanças, Fernando Medina, afirmou que o Governo irá avançar com um plano de incentivo ao mercado de capitais, esta segunda-feira, na cerimónia de apresentação dos órgãos oficiais da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

Fernando Medina encerrou a tomada de posse dos novos órgãos da ASF e da CMVM a dizer que "o Governo apresentará em breve um conjunto de medidas fiscais mais concretas que apoiarão o desenvolvimento do mercado de capitais e da poupança de longo prazo em Portugal". 

O ministro das Finanças pôs em relevo que, em Portugal, cada vez menos empresas recorrem ao mercado de capitais e pretende alterar essa realidade, com a ajuda dos órgão de supervisão e regulação. "Enfrentamos meses de elevadas incertezas com a pandemia, a guerra na Ucrânia, e também no contexto de subida das taxas de juros" e perante este cenário a regulação e supervisão têm um papel fundamental, disse.

O ministro reafirmou a confiança detida em ambas as instituições e respetivos novos membros, ao acrescentar que era importante "promover equipas rejuvenescidas e com diversidade de experiência" e deu relevo à composição dos órgãos de administração dos três reguladores que, pela primeira vez em alguns anos, está completa. 

Na CMVM, o cargo de presidente do conselho de administração será ocupado por Luís Manuel Sanches Laginha de Sousa e o de vice-presidente por Maria Inês Ferreira Drumond de Sousa. Juliano Filipe Loureiro Ferreira e Teresa Maria Pereira Gil assumirão o cargo de vogais do conselho de administração.

Já a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) terá dois novos membros: José Diogo Duarte Santos de Alarcão e Silva e Maria Adelaide Rodrigues Marques Cavaleiro, ambos no cargo de vogal do conselho de administração.

* Peça editada por Marta Velho

Ver comentários
Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.