Patentes da Kodak podem valer cinco vezes mais que capitalização bolsista da empresa
A marca centenária pode encaixar o equivalente a cinco vezes o seu valor de mercado se vender as suas patentes na área de imagem digital, diz um analista, numa altura em que os fabricantes de telemóveis entram numa acesa disputa por propriedade intelectual.
A empresa que entretanto se concentrou no fabrico de impressoras é avaliada pelo mercado em 600 milhões de dólares. Um valor que compara com o seu valor máximo de 30 mil milhões de dólares, que atingiu nos anos 90.
A cotada viu o seu valor de mercado deteriorar-se ao longa da última década, levando as acções a caírem 98% à medida que os consumidores trocaram as máquinas fotográficas analógicas por digitais e estas últimas por telemóveis e “smartphones” equipados com câmaras fotográficas.
A Google adquiriu a unidade de telemóveis da Motorola por 12,5 mil milhões de dólares, numa operação que envolveu um prémio de 63% aos títulos na sessão anterior.
Muitos analistas defendem que esta operação foi feita pela tecnológica com o objectivo de obter as 17 mil patentes da cotada que adquiriu, de forma a combater o iPhone da Apple.
A Kodak é a cotada que está mais acessível para futuras operações como a que a Google protagonizou ao comprar a Motorola, explicou o chief executive officer (CEO) da MDB Capital à Bloomberg. As patentes da Kodak “podem ser vendidas por um preço elevadíssimo e ninguém fala disso”, sublinhou o analista.
Mais lidas