Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Período de subscrição do aumento de capital do BES arranca a 27 de Maio

Investidores terão até 9 de Junho para colocarem ordens de compra para as novas acções a emitir pelo BES. Entrada em bolsa destes novos títulos deverá acontecer dentro de praticamente um mês, a 17 de Junho.

Paulo Moutinho 20 de Maio de 2014 às 21:26
  • Partilhar artigo
  • 3
  • ...

O período de subscrição das novas acções do aumento de capital que está a ser levado a cabo pelo BES arranca na próxima semana. De acordo com o prospecto enviado à CMVM, a partir de 27 de Maio será possível colocar ordens para a compra destes títulos com os quais o banco pretende reforçar os seus rácios de capital.

 

No total, o banco pretende vender 1.607.033.212 novos títulos, cada um a um preço de 65 cêntimos. Estes títulos vão começar a ser vendidos a 27 de Maio, depois de as acções terem destacado os direitos no dia 22. O período para a colocação de ordens decorre, depois, até 9 de Junho, diz o banco.

 

O apuramento do resultado do aumento de capital deverá ocorrer a 11 de Junho, sendo que de acordo com o calendário apresentado pela instituição liderada por Ricardo Salgado as novas acções deverão entrar no mercado nacional dentro de cerca de um mês. A data prevista é que a estreia desses títulos aconteça a 17 de Junho.

 

Reforçar os rácios de capital 

 

Este aumento de capital, anunciado pelo banco a 15 de Maio, visa reforçar os rácios de capital da instituição. Num comunicado emitido nesse dia, o BES referia que o aumento de capital vai permitir ao banco "reforçar a sua base de capital, por forma a potenciar a sua vantagem competitiva na recuperação da economia portuguesa e o crescimento nos mercados internacionais onde está presente".

 

Esta operação permitirá também "criar reservas adicionais de capital", com vista a fazer face ao novo enquadramento regulamentar conhecido como CRD IV, bem como aos "stress tests" e à revisão de qualidade dos activos que serão realizados em antecipação à transferência da supervisão dos bancos da União Europeia para o BCE.

 

O Rácio Tier I do BES, com este aumento de capital, irá melhorar 162 pontos base, que passará para 9,6% face aos 8% registados no fecho do primeiro trimestre. O mínimo exigido é de 7%.

 
As datas mais importantes do aumento de capital do Banco Espírito Santo

20 de Maio Aviso para o exercício dos direitos de preferência na subscrição de acções novas

 

21 de Maio Data limite para aquisição na Euronext Lisbon de acções do BES com direitos de preferência na subscrição de acções nocas incorporadas

 

22 de Maio Data a partir da qual as acções do BES são negociadas na Euronext Lisbon sem direitos de preferência na subscrição de acções novas incorporadas

 

27 de Maio Início do período de subscrição das acções novas

 

27 de Maio Início do período de negociação de direitos de preferência na subscrição de acções novas na Euronext Lisbon

 

3 de Junho Último dia do período de negociação de direitos de preferência na subscrição de acções novas na Euronext Lisbon

 

4 de Junho Último dia em que as ordens de subscrição de acções novas podem ser revogadas

 

9 de Junho às 15h00 Fim do período de subscrição de acções novas

 

11 de Junho Data prevista para o apuramento dos resultados da OPS

 

16 de Junho Data da liquidação financeira do exercício de direitos

 

16 de Junho Data da liquidação financeira das acções novas no âmbito de pedidos adicionais dos accionistas

 

16 de Junho Data da liquidação física e financeira da eventual oferta institucional /underwritting

 

16 de Junho ou em data próxima Data prevista para o registo do aumento Do capital social na Conservatória do Registo Comercial

 

16 de Junho ou em data próxima Data prevista para a emissão das acções novas

 

17 de Junho ou em data próxima Data prevista para o início da negociação das acções novas na Euronext Lisbon

Ver comentários
Saber mais BES aumento de capital
Outras Notícias