Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Universal Music dispara 36% em dia de estreia na bolsa de Amesterdão

As ações da Universal Music dispararam no dia de estreia em bolsa, elevando a avaliação da empresa para mais de 45 mil milhões de euros, naquela que é a maior estreia europeia este ano.

Tony Webster
Cátia Rocha catiarocha@negocios.pt 21 de Setembro de 2021 às 14:00
  • Partilhar artigo
  • ...

A estreia da Universal Music em bolsa foi feita com o pé direito. A partir desta terça-feira, a companhia discográfica integra o índice de Amesterdão, onde as ações dispararam 36% esta manhã, deixando a empresa com um valor de mercado de 45,7 mil milhões de euros. 


Nesta altura, as ações da empresa estão a negociar acima dos 25 euros (25,14 euros), vários furos acima do valor de referência de 18,5 euros por ação e da capitalização de 33 mil milhões de euros.


A entrada da companhia discográfica nos mercados representa uma vitória para o grupo francês Vivendi, dono desta que é uma das maiores companhias discográficas do mundo. O grupo decidiu cotar títulos da Universal Music Group este ano, uma vez que se trata do maior negócio que a companhia detém. Em junho deste ano, a proposta conquistou o apoio dos acionistas.


A maioria das ações da Universal Music (60%) vai pertencer a acionistas da Vivendi, já que, por cada ação que detém do grupo, vão receber uma ação da Universal Music.


A Universal Music é um dos maiores "players" da indústria discográfica, controlando quase 40% deste mercado. Segundo dados da IFPI, que analisa este mercado, nove em cada dez dos artistas mais vendidos a nível global tinham contrato com a Universal Music. A empresa tem contratos com artistas como Taylor Swift, Lady Gaga, o rapper norte-americano Kendrick Lamar ou Elton John. 


No primeiro semestre deste ano, a Universal Music Group gerou receitas de 3,8 mil milhões de euros, representando quase metade dos 8,2 mil milhões de euros de receitas do grupo.

Ver comentários
Saber mais Universal Music Group mercados Amesterdão
Outras Notícias