Conheça os indicadores preferidos dos bancos
Rácio de Sharpe
PUB
Está entre os indicadores mais usados e simples de analisar. Consiste no rácio entre o retorno e o desvio-padrão e revela o risco incorrido por cada 1% de ganho. Está disponível nas plataformas dos bancos e no site da agência de notação de fundos Morningstar. Quanto maior, melhor.
Downside Capture Ratio
PUB
Permite avaliar a qualidade da gestão. Revela a resistência de um fundo comparativamente ao índice de referência em períodos de desempenhos negativos. Consiste na divisão do retorno anualizado de um fundo pelo resultado obtido pelo índice de referência quando ambos perdem valor. Quanto menor, melhor.
Coeficiente de Correlação
PUB
Mede a relação entre duas variáveis aleatórias. É usado pelos gestores de carteiras para aferir como um fundo se comporta em relação a um índice ou a outro fundo. É usado na construção de portefólios, porque permite estimar o risco da interacção conjunta de vários fundos.
Retorno histórico
É uma espécie de currículo de um fundo. Consiste em analisar as rendibilidades obtidas por um fundo num período de tempo de cinco ou mais anos e compará-lo com o do índice de referência e o dos concorrentes da mesma categoria. Não garante desempenhos futuros, mas se a gestão e a estratégia se mantiverem é um bom indicador de decisão.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Investidor Privado fundos gestão de activos bancos poupança ActivoBank Best BiG Deutsche Bank CMVM SICAV Carregosa perfil de risco rácio de sharpe downside capture ratio coeficiente de correlaçãoAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda