Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A sua semana dia a dia: Brexit, Ásia e bolsas encerradas na semana do Natal

Na semana do Natal, há poucos eventos a assinalar nos mercados acionistas e no calendário de resultados. A agenda ficará marcada pela maratona do Brexit e pela divulgação de dados económicos.

Rafaela Burd Relvas rafaelarelvas@negocios.pt 22 de Dezembro de 2019 às 19:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Segunda-feira Johnson continua maratona do Brexit
O Parlamento britânico aprovou, na generalidade, o projeto de lei que implementa o Brexit. Foi um passo importante para desbloquear a saída do Reino Unido da União Europeia, mas a maratona de Boris Johnson não terminou. Agora, o diploma será discutido e votado na especialidade pela Câmara dos Comuns, um processo que deverá iniciar-se já esta semana, para que o objetivo de concluir o Brexit até 31 de janeiro possa ser cumprido. Tendo em conta a maioria confortável dos conservadores, é provável que o projeto não sofra emendas.

Segunda-feira INE divulga evolução dos preços das casas

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica o mais recente índice de preços da habitação, com dados relativos ao terceiro trimestre. No segundo trimestre, os preços das casas aumentaram 10%, uma evolução mais acelerada do que aquela que já tinha sido verificada no arranque do ano. Em sentido contrária, foram vendidas 42.590 habitações, o que corresponde a uma quebra superior a 6%, enquanto o montante transacionado caiu quase 2% para 6,1 mil milhões de euros.

Terça-feira China, Japão e Coreia do sul discutem relações comerciais

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, o seu homólogo japonês, Shinzo Abe, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, vão reunir-se numa cimeira trilateral. O encontro decorre na China e servirá para acelerar a celebração de um acordo de livre comércio entre os três países. Numa altura em que as tensões comerciais com os Estados Unidos têm penalizado a economia chinesa e em que a relação entre Tóquio e Seul está fragilizada, também por razões comerciais, as discussões poderão ser cruciais para o desenrolar das atividades económicas no próximo ano.

Quarta-feira Bolsas encerradas no Natal

A pausa na negociação nos mercados de capitais começa ainda no dia 24, em que as bolsas irão encerrar mais cedo, num dia que deverá ser de pouca liquidez. Já no dia 25, as bolsas europeias e americanas estarão encerradas, um interregno que irá prolongar-se até ao dia seguinte.

Quinta-feira EUA divulgam Dados do desemprego

As autoridades norte-americanas publicam os dados mais recentes dos pedidos de subsídio de desemprego. relativos a dezembro, numa altura em que este indicador tem vindo a cair. Em novembro, a taxa de desemprego nos EUA fixou-se em 3,5%, o valor mais baixo dos últimos 50 anos, depois de terem sido criados 266 mil postos de trabalho nesse mês.

Quinta-feira Japão e China revelam dados económicos

Duas das maiores potências económicas mundiais vão publicar vários indicadores económicos. O Japão divulga os dados mais recentes relativos ao emprego, à produção industrial, à inflação e, ainda, à construção. Já a China vai publicar os dados relativos à produção industrial. Estas publicações vão servir para tomar o pulso à evolução da economia na reta final do ano, numa altura em que se agravam os receios em torno de um abrandamento da economia mundial.

Sexta-feira Novos números do mercado petrolífero

O departamento de energia norte-americano (EIA, na sigla em inglês) vai divulgar o relatório semanal das reservas petrolíferas no país. Nas últimas semanas, a agência deu conta de quebras nos "stocks" da matéria-prima nos Estados Unidos, um movimento que tem contribuído para a subida dos preços do petróleo. A semana passada foi a terceira consecutiva de valorizações do "ouro negro", também graças à decisão da China de elimiar as taxas aduaneiras sobre produtos petrolíferos norte-americanos.
Ver comentários
Saber mais brexit boris johnson comércio ine habitação japão china coreia do sul eua desemprego petróleo
Mais lidas
Outras Notícias