Abrande o consumo do seu carro
Se está à procura de um automóvel, prefira um que lhe pese pouco na carteira na hora de abastecer. Evite os veículos gulosos. Conheça os novos carros que menos consomem.
Se está a pensar adquirir um carro novo, saiba que o seu consumo deve ser um dos factores mais decisivos. Um carro a gasóleo que consuma quatro litros por 100 quilómetros em vez de seis litros, resgata-lhe 8400 euros ao fim de 300 mil quilómetros, assumindo os preços mais recentes do combustível. Um automóvel a diesel que gaste seis em vez dos tradicionais oito litros permite-lhe poupar mais de 9600 com a mesma quilometragem. Se amealhar esta poupança, terá um bom pé-de-meia para comprar o veículo seguinte dentro de alguns anos.
O Negócios investigou os consumos médios de mais de duas centenas de automóveis à procura dos carros mais económicos para os portugueses. Saiba quais são os mais poupados em cada segmento.
Conheça os modelos mais amigos da sua carteira
Da classe económica aos automóveis mais luxuosos, escolha a solução que melhor trata o seu dinheiro.
Económico
Quanto mais pequeno mais leve na carteiraGasolina smart fortwo coupé mhd (4,3l/100km)
Gasóleo smart fortwo cdi (3,3l/100km)
No segmento económico são os veículos a gasolina que reinam. Nesse campo, o smart também lidera. Na versão "micro hybrid drive", o smart coupé bebe 4,3 litros por 100 quilómetros, ligeiramente menos do que o Nissan Pixo e o Suzuki Alto (4,4 litros). O smart mais barato custa cerca de 10 mil euros.
Inferior
Híbridos chegam aos pequenosGasolina Honda Jazz Hybrid (4,5l/100km)
Gasóleo Seat Ibiza 1.2 TDI Ecomotive, Volkswagen Polo 1.2 TDI BlueMotion (3,4l/100km)
Nos veículos a diesel, a redução do consumo também tem sido surpreendente. A engenharia alemã do grupo Volkswagen leva os consumos combinados aos 3,4 litros por 100 quilómetros. Quem o consegue são as versões Ecomotive do Seat Ibiza 1.2 TDI e BlueMotion do Volkswagen Polo 1.2 TDI. Ambos têm função "start & stop" e sistemas de recuperação de energia. A grande diferença está no preço-base: o Seat pode ser adquirido por cerca de 17.600 euros e o Volkswagen por 18.400 euros. Bem perto nos consumos ficam o Citroën C3 1.6 e-HDi, o Fiat Punto Evo 1.3 Multijet de 85 cavalos e o Opel Corsa 1.3 CDTI ecoFlex. Consomem 3,6 litros por centena de quilómetros.
Médio inferior
Abaixo dos quatro litrosGasolina Toyota Prius (3,9l/100km)
Gasóleo Seat Leon 1.6 TDI Ecomotive, Volkswagen Golf 1.6 TDI BlueMotion, Volvo C30 1.6D DRIVe (3,8l/100km)
No campo dos diesel, o grupo Volkswagen consegue colocar dois automóveis no topo: o Seat Leon 1.6 TDI que usa a tecnologia Ecomotive e o Volkswagen Golf 1.6 TDI que abraça a solução BlueMotion. A Volvo consegue igualar a proeza alemã graças à engenharia sueca. Todavia, o Volvo C30 1.6D DRIVe custa mais cerca de 1400 euros do que o Golf e mais aproximadamente 3900 euros do que o Leon.
Médio superior
Familiares de baixo consumoGasolina BMW 316i e 318i (6,3l/100km)
Gasóleo Volvo S40/V50 1.6D DRIVe (3,8l/100km)
A BMW, através do programa EfficientDynamics, está a levar os seus veículos mais longe com menos gasolina. As soluções como o "start-stop" automático e a regeneração de energia da travagem garantem aos modelos 316i e 318i, com 1597 e 1995 centímetros cúbicos, respectivamente, consumos combinados de 6,3 litros num circuito misto de uma centena de quilómetros.
Superior
Executivos mais leves com novas tecnologias
Gasolina Audi A6 2.8 FSI Multitronic (7,4l/100km)
Gasóleo BMW 520d (4,9l/100km)
Entre os automóveis da gama superior a gasolina, a BMW, recorrendo mais uma vez ao cabaz EfficientDynamics, leva o 520d a um gasto inferior a cinco litros por 100 quilómetros de percurso. Obviamente, a economia não prejudica a capacidade de aceleração do BMW: a velocidade máxima é de 227 quilómetros por hora.
Luxo
Mercedes estende economia aos mais ricosGasolina Mercedes CLS 350 CGI (6,8l/100km)
Gasóleo Mercedes S 250 CDI (5,7l/100km)
Nos automóveis de luxo movidos a gasóleo, a Mercedes também dá cartas. O S 250 CDI é o mais económico, ao gastar 5,7 litros por 100 quilómetros. Nos veículos da marca alemã, a eficiência chama-se BlueEfficiency. Trata-se de pacotes de optimização do consumo e do meio ambiente que incluem, por exemplo, melhorias aerodinâmicas e pneus de reduzido atrito ao rolamento.
SUV
Todo-o-terreno ambientalGasolina Lexus RX 450h fwd (6,1l/100km)
Gasóleo Hyundai ix35 1.7 CRDi, Peugeot 3008 1.6HDi (5,2l/100km)
Embora tenham perfil para sair das estradas convencionais de alcatrão, o Hyundai ix35 e o Peugeot 3008 já nasceram apenas com duas rodas motrizes. Nas suas versões a gasóleo menos despesistas, estes carros conseguem registar consumos combinados de 5,2 litros por 100 quilómetros.
Monovolumes
Versáteis cada vez mais pequenos
Gasolina Hyundai ix20 1.4 CVVT, Toyota Verso-S 1.33 Dual VVT-i (5,6l/100km)
Gasóleo Nissan Note 1.5 dCi (4,2l/100km)
Nos monovolumes a diesel, a Nissan colocou o motor 1.5 dCi da Renault num patamar que nem a marca francesa conseguiu alcançar com um monovolume. O Nissan Note consome 4,2 litros de gasóleo nos 100 quilómetros de caminho misto.
| Quer abandonar o petróleo? Compre um carro eléctrico Os novos automóveis a electricidade permitem poupar mais de 90% em energia. Graças à interminável escalada dos preços dos derivados do petróleo, os carros eléctricos, que começam agora a povoar as estradas portuguesas, convertem-se numa surpreende fonte de poupança. Ao ligar o Nissan Leaf, um dos primeiros a estrear-se, a uma tomada eléctrica durante oito horas para encher as baterias, gasta-se cerca de 1,12 euros, assumindo a tarifa paga pela maior parte das famílias. No carro a gasolina mais económico do mercado, o Toyota Prius, os mesmos 175 quilómetros que podem ser percorridos com bateria completa do Leaf custam cerca de 10,92 euros. A poupança de 89,74% pode ainda ser aumentada se a carga for efectuada no tarifário de vazio. O custo energético desse carregamento é de 0,66 euros. Embora ainda não se saiba os detalhes completos de todos os veículos eléctricos que serão comercializados em 2011, os preços oscilam entre cerca de 34.700 euros e pouco mais de 37.000 euros. O maior problema destes carros será a autonomia, já que será mais complicado abastecê-los que um veículo a gasolina ou gasóleo. O Mitshubishi i-Miev deverá ser o mais barato, apesar de não ser o que tem menos autonomia: uma carga de sete horas será suficiente para calcar 160 quilómetros. O Citroën C-Zero e o Peugeot iOn têm uma autonomia de 150 quilómetros. Os 185 quilómetros do Renault Fluence ZE tornam-no no mais independente da tomada. |
Os novos automóveis a electricidade permitem poupar mais de 90% em energia.
Graças à interminável escalada dos preços dos derivados do petróleo, os carros eléctricos, que começam agora a povoar as estradas portuguesas, convertem-se numa surpreende fonte de poupança. Ao ligar o Nissan Leaf, um dos primeiros a estrear-se, a uma tomada eléctrica durante oito horas para encher as baterias, gasta-se cerca de 1,12 euros, assumindo a tarifa paga pela maior parte das famílias. No carro a gasolina mais económico do mercado, o Toyota Prius, os mesmos 175 quilómetros que podem ser percorridos com bateria completa do Leaf custam cerca de 10,92 euros. A poupança de 89,74% pode ainda ser aumentada se a carga for efectuada no tarifário de vazio. O custo energético desse carregamento é de 0,66 euros.
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