pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Especial IRS Jovem. Leia as respostas do consultório financeiro às suas perguntas

O Negócios e o Doutor Finanças estabeleceram uma parceria com o objetivo de esclarecer as dúvidas colocadas pelos leitores em matéria de finanças pessoais. Todas as sextas-feiras, na edição impressa e aos sábados, no online, encontrará respostas às suas perguntas.

consultorio doutor finanças
consultorio doutor finanças
Negócios 01 de Fevereiro de 2025 às 14:00
  • Partilhar artigo
  • ...

| Joana Santos

Faço 33 anos este ano e comecei a entregar o IRS como independente em 2017. Como sei se tenho acesso ao IRS Jovem? Já percebi que posso contactar diretamente os recursos humanos da minha empresa e pedir para ter acesso. Mas a empresa tem a informação sobre se eu tenho acesso? Posso chegar ao próximo ano e ter de devolver dinheiro no IRS?

As regras em 2025 determinam que qualquer pessoa pode beneficiar do IRS Jovem até completar os 35 anos. Tem de saber qual o primeiro ano em que entregou a declaração de IRS sem ser como dependente. Se tiver sido em 2018 (referente aos rendimentos de 2017), então, o décimo ano é em 2026, o que significa que 2025 representa o seu nono ano de rendimentos. As empresas não têm como saber se os seus colaboradores têm acesso ou não, ou qual o ano de rendimentos correspondentes. Recomendamos que confirme o primeiro ano de rendimentos sem ser como dependente junto das Finanças. Isto porque se der uma informação errada à entidade empregadora, os descontos que vão ser feitos podem superar o que é suposto e, se assim for, quando fizer o encontro de contas com as Finanças (em 2026) pode ter de pagar ao Estado.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio