Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Sites seguros para as crianças

O inevitável tempo consumido nos computadores pelas crianças pode juntar divertimento, segurança e aprendizagem ou revisão das matérias. Tudo em português e gratuito.

Cristina A. Ferreira /Casa dos Bits 22 de Setembro de 2010 às 09:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O tempo é de regresso à escola para os mais novos. Mas a boa gestão dos tempos livres é o terreno em que, tal como nos períodos de férias, a criatividade dos pais e educadores tem que entrar em acção. Há que dar uma ajuda na tarefa de ocupar os miúdos, evitando aborrecimentos, brigas com irmãos e, sobretudo, tornando úteis as horas de lazer.

Casas de avós ou programas temáticos. Tudo pode ser alternativa, mas o que também não fica de fora - em muitos casos - é algum tempo passado ao PC e na consola. Não é mau que assim seja, se a actividade for doseada. Melhor ainda se o tempo servir para contactar com conteúdos adaptados à idade. Seguros e até educativos, que facilitem aquela revisão da matéria que há muito anda a sugerir, ou ajudem a introduzir temas que cruzem os programas curriculares do ano lectivo que está a começar.

Assim sendo, é bom munir-se de endereços para adicionar aos favoritos do PC Júnior lá de casa e garantir que as horas passadas ao computador pelos membros mais novos da família podem servir para aprender a brincar.

A oferta de "sites" ou produtos digitais em português com conteúdos atractivos, validados por professores ou técnicos, e livres de publicidade ou apelos que façam degenerar uma navegação segura é rica, mas diminui drasticamente quando a procura é limitada a conteúdos gratuitos. Ainda assim, existe e pode ser uma boa alternativa para quem procura sugestões interessantes para as crianças e tranquilizadoras para os pais.

Opções de escolha múltipla
As editoras, como a Texto Editores ou a Porto Editora, através de plataformas próprias ou em parceria com outros prestadores de serviços, asseguram algumas das principais ofertas gratuitas disponíveis, mas não são as únicas. O interesse dos mais novos pela Internet e as preocupações dos pais com a sua segurança têm-se traduzido no aperfeiçoamento de ofertas e no surgimento de novas, como o "Sapo Kids".

Lançada pelo portal que dá rosto aos serviços de Internet do grupo Portugal Telecom, a plataforma agrega conteúdos de referência e junta-lhes um toque de actualidade com notícias, reportagens, propostas de música e outros conteúdos directamente focados num público sub-12.

Aos projectos privados também se juntam alguns esforços institucionais bem-sucedidos e merecedores de destaque e espaço nos favoritos do computador. Os alvos são quase sempre as crianças em idade pré-escolar ou nos primeiros ciclos do ensino básico.

O Caminho das Letras é um dos exemplos bem-sucedidos de plataformas de acesso gratuito que podem dar uma ajuda a quem dá os primeiros passos com as letras. Nasceu de um projecto de investigação e desenvolvimento que juntou vários parceiros ao Ministério da Educação e tem na ficha técnica o nome da actual ministra da Educação, Isabel Alçada, no papel de membro da comissão científica que coordenou o desenvolvimento.

A proposta é que circule pelas nossas sugestões e identifique as que podem dar uma ajuda num melhor aproveitamento do "lazer informático infantil" lá de casa. Em quase todas as propostas, também há jogos que se destinam a pura diversão. Sem violência e muita cor.



+ Sugestões

Resumos.net
Para quem dá mostras de alguma necessidade de rever a matéria antes de voltar à escola, no Resumos.net pode estar aquela síntese da matéria capaz de ajudar a refrescar as ideais.
Em: http://www.resumos.net

Instituto Camões
A Aventura dos Descobrimentos é uma colecção de livros infantis que explica, de forma simples e divertida, momentos cruciais na história do país. A versão digital pode ser consultada no site do IC, tal como a colecção Era uma Vez um Rei, ambas já publicadas com o Expresso.
Em: http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/a-ler.html

DEI Academy
O convite à participação é generalizado, mas a iniciativa da Universidade de Coimbra é especialmente dirigida aos alunos de secundário com interesse pela informática. A proposta é que usem as ferramentas online para aprender programação (linguagem Python) e aprofundar o gosto pela engenharia informática.
Em: http://academy.dei.uc.pt





Se tem dúvidas sobre segurança "on-line", informe-se

Os estudos mostram que para serem seguras e adequadas, as experiências "on-line" devem ter algum acompanhamento, sobretudo quando falamos de crianças mais novas e menos preparadas para evitar alguns dos perigos mais comuns da rede. Os pais podem sugerir "sites" seguros, usar as ferramentas do próprio sistema operativo ou da solução de segurança usada no computador para condicionar acessos (ferramentas de controlo parental) e manterem-se informados.

A informação que hoje é possível recolher "on-line" sobre os perigos a que estão sujeitas as crianças quando navegam na Internet, também em português, pode ser útil não apenas para esclarecer dúvidas dos educadores. Pode dar uma ajuda a encontrar a fórmula certa para passar uma mensagem e os alertas necessários, ou mesmo para denunciar situações que possam representar uma ameaça para as crianças. Nesta área da segurança há três endereços que deve fixar:

Ligações úteis:
Internet Segura - Expressão local do programa europeu Safer Internet
Em: http://www.internetsegura.pt/

SeguraNet - "Site" informativo para pais, alunos e professores.
Em: http://www.seguranet.pt/

Linha Alerta - Canal para denúncia de conteúdos inapropriados
Em: http://linhaalerta.internetsegura.pt/





Cinco destinos para uma navegação

Os momentos passados pelas crianças "on-line" não precisam de ser constantemente observados pelos pais para serem seguros e convenientemente divertidos. Hoje, deixamos-lhe algumas sugestões de "sites" com conteúdos preparados a pensar nos mais novos. Na língua de Camões e acessíveis gratuitamente.


1. Sítio dos Miúdos
Dividido em seis áreas, o Sítio dos Miúdos mistura divertimento e conhecimento numa plataforma fácil de utilizar e agradável à vista, animada por muitas cores e personagens. As actividades propostas no "site" estão arrumadas por idades. Assim, os visitantes com menos de oito anos encontram propostas na secção Mini Click e os que estão acima dessa idade na secção Planeta Click. Para ambos os grupos estão disponíveis diversas propostas de actividades, histórias (para ler ou ouvir), jogos, sugestões de exercício físico através da prática de algumas modalidades, brevemente explicadas, entre outras propostas. O "site" conta ainda com áreas de vídeos, passatempos, uma área de comunidade e uma zona de Brincar & Aprender, onde a intenção é passar conhecimento, divertindo. Posto e Saúde, Miúdos no Trânsito, Tesouros da História são algumas das áreas aglutinadoras da secção.

Destinatários
Crianças com idades entre os 5 e os 13 anos
Promotor
Porto Editora
Conteúdos
Lúdicos e educativos
Endereço
http://www.sitiodosmiudos.pt/



2. Júnior
Os conteúdos do Júnior estão distribuídos por ciclos escolares entre o pré-escolar e o segundo ciclo do Ensino Básico. Aprender profissões, conhecer melhor alguns animais, aprender a fazer gelado de limão ou enviar postais electrónicos são algumas das actividades à disposição dos visitantes mais juniores. À medida que o ciclo escolar avança a complexidade dos conteúdos também, mas sem perder o tom de brincadeira. Os mais velhos podem aprender mais sobre reciclagem, o significado da bandeira nacional, da batalha de Aljubarrota, conhecer personalidades nacionais que dão nas vistas ou mesmo aprender alguns jogos de rua tradicionais. Transversal aos três grupos a que se dirige o "site" é o acesso à área Escolinha onde é possível aprender ou pôr em prática alguns conhecimentos. Para os pré-escolares estão disponíveis actividades didácticas para explorar a identificação de objectos, relacionamento, observação, entre outras. A partir do 1º ciclo os exercícios agrupam-se por área de conhecimento e estão divididos por Aprender e Aplicar. Primeiro mostram-se os conceitos, em seguida coloca-se em prática o aprendido.

Destinatários
Crianças em idade Pré-escolar, 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
Promotor
Texto Editores
Conteúdos
Lúdicos e educativos
Endereço
http://www.junior.te.pt/



3. Caminho das Letras
Dirigido a quem está ainda num primeiro contacto com o mundo das palavras, o Caminho das Letras recria uma viagem espacial para levar os utilizadores que passem pelo "site" a um painel onde desfilam as actividades propostas. Conhecer as letras, ver exemplos de palavras que com elas podem constituir-se ou situações práticas da sua utilização. Os mesmos exercícios estão disponíveis para pequenos conjuntos de letras. Estão também acessíveis pequenas histórias, cujos livros foram colocados na plataforma em versão digital, com texto e áudio, como o Meu Marido, o Crocodilo; o Bom Lobo Mau, entre outros. "As viagens" no Caminho das Letras podem ser personalizadas, já que o projecto também permite a cada utilizador fixar um nome e dar um aspecto a gosto ao comandante da missão.

Destinatários
Crianças dos primeiros anos do Ensino Básico
Promotor
Ministério da Educação com parceiros
Conteúdos
Lúdicos e educativos
Endereço
http://e-livros.clube-de-leituras.pt/cdl/



4. Sapo Kids
No universo de propostas gratuitos, seguras e totalmente em português, o Sapo Kids é uma das referências mais completas a inscrever na lista de favoritos do PC infantil lá de casa. A rede de parceiros que ajuda a alimentar a plataforma assegura vários pontos fortes no canal, que é uma via de acesso ao popular Miniclip, um serviço com milhares de jogos "on-line" dirigidos ao público mais jovem e que no Kids aparece organizado por temas e públicos (há uma área dedicada a jogos para meninas).

O canal integra ainda o Scratch, uma ferramenta para ensinar os mais novos a programar desenvolvida pelo MIT e que foi totalmente adaptada ao português.

Uma parceria com a Porto Editora também assegura o acesso gratuito a mais de cinco dezenas de aulas da Escola Virtual, um produto pago e que, neste caso, ganha acesso livre para aulas dirigidas a crianças entre o 1º e o 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. O Tira Dúvidas e a Escola da Malta são outros dois projectos acessíveis através da plataforma, que diariamente é actualizada com noticiários, uma história, uma adivinha e outros conteúdos de actualidade à medida.

Destinatários
Crianças entre os 4 e os 12 anos.
Promotor
Portugal Telecom - SAPO
Conteúdos
Lúdicos, educativos e informativos
Endereço
http://kids.sapo.pt/



5. Cidade da Malta
A combinação de cores e a organização da Cidade da Malta são os cartões de visita do projecto, que não se fica pela estética. Também nos conteúdos disponíveis tem uma oferta interessante para passar à malta que por lá passa. Todas as crianças são convidadas a fazer o registo no serviço tornando-se num habitante da cidade, mas mesmo sem cumprir esse requisito é possível aceder às diversas áreas que dividem as actividades e conteúdos disponíveis como sejam Arte e Cultura, Comunicação e Notícias, Saúde e Desporto, Parlamento, Ciência e Tecnologia, entre outros. Em muitos casos só não é possível desfrutar de todas as propostas sem o registo. Há jogos, actividades, cinema, visitas ao jardim zoológico e muitas mais actividades típicas de qualquer espaço urbano, mesmo que virtual, como neste caso.

Destinatários
Estudantes do 1º ciclo do Ensino Básico.
Promotor
EduWeb, detida pela iZone.
Conteúdos
Lúdicos e educativos.
Endereço
http://www.cidadedamalta.pt/




Ver comentários
Outras Notícias