Abertura dos mercados: Bolsas em alta. Petróleo e euro em queda
As bolsas europeias estão a negociar em alta depois de na semana passada terem recuado, desapontadas com as medidas de estímulo do BCE. O euro está a perder terreno face ao dólar e o petróleo está a desvalorizar.
Os mercados em números
PSI-20 soma 0,48% para 5.280,47 pontos
Stoxx 600 cresce 0,52% para 372,51 pontos
Nikkei subiu 0,99% para 19.698,15 pontos
Juros da dívida portuguesa a dez anos cedem 2,7 pontos base para 2,459%
Euro recua 0,37% para 1.0840 dólares
Petróleo em Londres desce 0,40% para 42,83 dólares o barril
Bolsas europeias em altaAs bolsas europeias estão esta segunda-feira, 7 de Dezembro, a negociar em terreno positivo, depois de na semana passada terem estado em queda, com os investidores desanimados com as medidas de estímulo anunciadas pelo Banco Central Europeu na última quinta-feira. Também na Ásia o sentimento foi de ganhos, com as principais praças a serem impulsionadas pelos dados relativos ao emprego nos EUA. A economia norte-americana criou mais postos de trabalho ("payrolls") no mês passado do que o estimado pelos analistas consultados pela Bloomberg. Em Novembro foram criados 211 mil postos de trabalho de acordo com os dados do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, citados pela Bloomberg.O principal índice francês, CAC 40, lidera os ganhos no Velho Continente, ao somar 0,78%, seguido do principal índice holandês que cresce 0,73%. O PSI-20 avança 0,48%. O Stoxx 600 valoriza 0,52%.
Juros em queda Euro perde terreno
Petróleo em queda Ouro perde terreno
Ouro perde terreno
Destaques do dia
Os sete passos de Centeno até à entrega do Orçamento do Estado. Governo garante que entregará orçamento no Parlamento antes de 24 de Fevereiro, a data limite para o fazer. No arranque de Janeiro entregará um plano orçamental em Bruxelas, que a Comissão avaliará à luz das recomendações europeias.
OPEP aumenta pressão sobre os concorrentes. A OPEP decidiu manter a produção de petróleo, sem estabelecer um limite oficial para a oferta. É mais um sinal de que o grupo só irá recuar se os outros países cortarem a produção, para estabilizar os preços. Metade dos bancos já só dá crédito com Euribor a um ano. A queda das Euribor continua a provocar alterações nas estratégias dos bancos. Para fazerem face aos valores negativos, as instituições optam cada vez mais pelas taxas de longo prazo. A taxa a um ano já é a preferida. Liga prevê vender jogos no estrangeiro por 30 milhões. Pedro Proença tem um plano para os direitos televisivos que prevê que os clubes encaixem 150 milhões por época, todos juntos. O super-pacote desenhado pela Liga prevê ainda receitas de 30 milhões com a transmissão dos jogos no estrangeiro.
Metade dos bancos já só dá crédito com Euribor a um ano. A queda das Euribor continua a provocar alterações nas estratégias dos bancos. Para fazerem face aos valores negativos, as instituições optam cada vez mais pelas taxas de longo prazo. A taxa a um ano já é a preferida. Liga prevê vender jogos no estrangeiro por 30 milhões. Pedro Proença tem um plano para os direitos televisivos que prevê que os clubes encaixem 150 milhões por época, todos juntos. O super-pacote desenhado pela Liga prevê ainda receitas de 30 milhões com a transmissão dos jogos no estrangeiro.
O que vai acontecer esta segunda-feira
Ministros das Finanças da Zona Euro encontram-se. Reunião do Eurogrupo para discutir a evolução do Mecanismo Único de Supervisão, do programa de resgate à Grécia, das assistência económica e financeira à Irlanda e a evolução do crescimento económico e do desemprego.
Dados da energia nos EUA. Administração de Informação de Energia dos EUA publica relatório sobre a produção de energia, com estimativas para o petróleo e o gás natural.
Indicadores na Europa. É divulgado o Índice Sentix, que mede a confiança dos investidores, em Dezembro [anterior: 15,1 ; estimativa: 17,0 pontos].
Dados nos EUA. É apresentado o índice de condições do mercado laboral da Fed, relativo a Novembro [anterior: 1,6%]
Mais lidas