Fitch não se pronuncia sobre Portugal
A Fitch optou esta sexta-feira por não se pronunciar sobre a dívida de Portugal, depois de a 17 de abril se ter antecipado ao calendário e ter revisto em baixa a perspetiva (outlook) de positiva para estável.
PUB
Assim, o rating permanece em BBB, o penúltimo grau da categoria de investimento de qualidade (ou dois níveis acima de "lixo").
PUB
No passado dia 17 de abril, para justificar a sua decisão fora da data agendada, a Fitch disse considerar que "os desenvolvimentos no país justificam este desvio no calendário".
A revisão do outlook, disse a agência no seu relatório, "reflete o impacto significativo que a pandemia global de covid-19 está a ter na economia portugiesa e na situação orçamental do país. Este choque poderá interromper as anteriores melhorias de tendência ao nível do crescimento económico, do rácio da dívida pública face ao PIB e da resiliência do setor bancário".
PUB
"A economia de Portugal, de pequena dimensão e aberta, com a sua elevada dependência do turismo, está exposta a riscos negativos decorrentes da gravidade da pandemia, especialmente se o ‘lockdown’ do país persistir além do que está previsto no cenário de base da Fitch", sublinhou a agência nessa altura.
A Fitch estima atualmente que a economia de Portugal irá registar uma contração de 3,9% em 2020 (uma revisão em baixa de 5,6 pontos percentuais face ao que projectava no seu relatório de novembro do ano passado).
PUB
Os analistas contactados pelo Negócios não esperavam, para hoje, qualquer mudança na perspetiva ou rating da dívida portuguesa por parte da Fitch.
Se não voltar a pronunciar-se fora do calendário, será a 20 de novembro que a agência irá anunciar - se assim o entender - uma nova avaliação para a dívida de Portugal.
Os relatórios sobre os ratings e perspectivas para as dívidas soberanas podem não ser publicados, uma vez que o calendário de eventuais revisões das notações soberanas é apenas indicativo. E também pode acontecer o que se viu no mês passado: se considerarem necessário, tendo em conta circunstâncias novas, as agências podem pronunciar-se fora das datas calendarizadas.
PUB
Quando vai haver mais análises este ano?
Moody’s
Baa3 com "outlook" positivo
PUB
• 17 de julho
S&P
BBB com outlook estável
PUB
• 11 de setembro
DBRS
BBB Alto com "outlook" estável
PUB
• 18 de setembro
Fitch
BBB com "outlook" estável
PUB
• 20 de novembro
O efeito Passos
As contas públicas aguentam?
Mais lidas
O Negócios recomenda