Japão lucra ao emitir dívida a 10 anos com juros negativos
Pela primeira vez na sua história, o Japão vendeu dívida a 10 anos com taxas de juro negativas. Em causa esteve a colocação de 2,2 biliões de ienes (cerca de 17,9 mil milhões de euros) em obrigações, pela qual o Tesouro nipónico irá ser pago. Segundo a Reuters, esta é mesmo a estreia de juros negativos entre as sete maiores economias do mundo.
PUB
O Japão emitiu esta terça-feira, 1 de Março, 2,2 biliões de ienes em obrigações soberanas a 10 anos, tendo registado, pela primeira vez, uma taxa de juro negativa, revela a Bloomberg. Os títulos foram vendidos com uma "yield" média de -0,024%, sendo que o Japão é o primeiro país do G7 a receber para emitir dívida nesta maturidade, diz a Reuters.
Esta operação acontece um mês depois de o Banco do Japão ter colocado em -0,10% a taxa de depósitos. A estreia em "terreno" negativo levou também a uma forte queda das "yields" no mercado secundário. A 9 de Fevereiro, a taxa da dívida a 10 anos caiu para negativos pela primeira vez, tendo mesmo tocado no actual mínimo histórico: -0,08%.
PUB
A forte queda foi seguida de uma recuperação, mas as taxas de juro voltaram a cair. Actualmente, a dívida a 10 anos regista uma taxa implícita de -0,06%. Muito baixas são também as "yields" a 20 e 30 anos, que negoceiam, respectivamente, nos 0,466% e 0,789%.
Saber mais sobre...
Saber mais dívida soberana Japão Banco do Japão taxa de depósitos dívida juros da dívida taxas de juro obrigações mercadosA Europa do lado de lá
UGT tratada com luvas de seda
Mais lidas
O Negócios recomenda