Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Açores pagam 0,6% para emitir 285 milhões de euros em obrigações

A Região Autónoma dos Açores colocou quase 300 milhões de euros em dívida, durante o dia de hoje.

Miguel Baltazar
Gonçalo Almeida goncaloalmeida@negocios.pt 28 de Setembro de 2020 às 11:57
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A Região Autónoma dos Açores foi ao mercado a realizar uma emissão de 285 milhões de euros em dívida, com uma taxa de juro de 0,6%, nesta segunda-feira, dia 28 de setembro.

A dívida colocada tem o prazo de maturidade de julho de 2026. Inicialmente, o "spread" entre a taxa da operação e a "yield" da dívida portuguesa a seis anos no mercado secundário era de 85 pontos base, o que colocava a taxa da colocação em cerca de 0,7%.

Contudo, ao longo da manhã, o "spread" foi diminuindo ligeiramente para os 80 pontos base e depois para os 75 pontos base. Por esta altura, os juros das obrigações do Tesouro português com a mesma maturidade estão em -0,148%.

Esta colocação surge depois da DBRS Morningstar ter confirmado o rating de longo prazo da Região Autónoma dos Açores em BBB (baixo), na passada sexta-feira, o que corresponde ao último nível da categoria de investimento de qualidade – ou seja, um nível acima de lixo.

No entanto, piorou a sua perspetiva para a evolução da dívida, ao passá-la de estável para negativa.

 

A justificar a decisão de cortar o ‘outlook’ estão as prováveis implicações para o balanço dos Açores decorrentes das dificuldades financeiras do Grupo SATA, refere a agência no relatório divulgado esta sexta-feira.

Em abril deste ano, a região foi ao mercado de obrigações emitir 200 milhões de euros em títulos de dívida a sete anos, com um juro de 1,5%.

Ver comentários
Saber mais Região Autónoma dos Açores economia negócios e finanças macroeconomia mercado de dívida política governos regionais
Outras Notícias