Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

IGCP emite até 4 mil milhões em bilhetes do Tesouro no terceiro trimestre  

O instituto prevê emitir obrigações do Tesouro no terceiro trimestre e realizar três duplos leilões de bilhetes do Tesouro.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 03 de Julho de 2019 às 15:26
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) atualizou esta quarta-feira o programa de financiamento deste ano com as linhas de atuação do terceiro trimestre.

 

Em dívida de curto prazo, o IGCP pretende realizar duplos leilões uma vez por mês. As maturidades oscilam entre 3 e 12 meses, sendo em que tendo em conta os máximos previstos em cada operação, poderá encaixar um total de 4 mil milhões de euros.

 


Portugal tem nos últimos meses conseguido emitir dívida de curto prazo com taxas negativas, sendo que no mercado secundário a yield dos títulos com maturidade abaixo de oito anos também têm sinal negativo.

 

Na dívida de longo prazo o instituto liderado por Cristina Casalinho revela apenas que "prevê emissões de OT através da combinação de sindicatos e leilões, sendo esperadas colocações de 1.000 a 1.250 milhões de euros por leilão". Não diz quantos leilões pretende realizar, nem os montantes a emitir.

 

Se mantiver a cadência deste ano e cumprir a tradição de não realizar leilões em agosto, o IGCP deverá emitir este mês e em setembro.

 

No primeiro semestre o IGCP já emitiu 9,75 mil milhões de euros em obrigações do Tesouro, o que corresponde a 63% do total que pretende colocar no mercado este ano em dívida com maturidades acima de um ano (15,4 mil milhões de euros).

Ver comentários
Saber mais IGCP Tesouro Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública Cristina Casalinho bilhetes do Tesouro
Outras Notícias