UE autoriza Vodafone a comprar Kabel Deutschland

A aquisição da operadora de cabo alemã pela maior companhia de telecomunicações móveis da Europa teve a aprovação da Comissão Europeia, após esta ter “confirmado” que as actividades das empresas são “sobretudo complementares” no mercado alemão.
16.º Vodafone
Bloomberg
Hugo Paula 20 de Setembro de 2013 às 17:03

A Comissão Europeia não levantou impedimentos à fusão da Vodafone com a Kabel Deutschland (KDG), por considerar que a operação não põe em causa a concorrência no mercado de telecomunicações da Alemanha. Os serviços prestados pela operadora e a empresa de cabo são “sobretudo complementares”, diz a autoridade.

PUB

 

A cotada britânica apresentou uma oferta pública de aquisição (OPA) por, pelo menos, 75% da Kabel Deutschland. A aprovação por parte dos accionistas chegou a 13 de Setembro e ficou-se a aguardar a aprovação por parte do regulador para a concorrencia, neste caso a Comissão Europeia.

 

PUB

Com a aquisição da KBG, a Vodafone pode crescer na Alemanha adicionando as ofertas de televisão por cabo, telefone fixo e Internet fixa, ao serviço tradicional da operadora britânica de telecomunicações móveis.

 

“A investigação da Comissão confirmou que as actividades das duas empresas são, principalmente, complementares”, avança  o comunicado de imprensa da Comissão Europeia. “Enquanto a Kabel Deutschland fornece essencialmente serviços de televisão por cabo, linha fixa de telefonia e serviços de acesso à Internet, o negócio nuclear da Vodafone consiste em serviços de telefonia móvel”, resume a instituição.

PUB

 

A Comissão explica ainda que ambas as empresas têm ofertas que se justapõem. Contudo, o acréscimo de quota de mercado que resulta “da transacção proposta é insignificante” nestas áreas e “não vai alterar de forma significativa a concorrência”, acrescenta o comunicado.

Pub
Pub
Pub