pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Juros da dívida portuguesa em alta em todos os prazos

Após quatro sessões negativas, os juros cobrados pelos investidores para apostar na dívida pública nacional voltam hoje a subir.

18 de Fevereiro de 2013 às 10:35

Os juros exigidos pelos investidores para apostar em dívida pública portuguesa estão, esta segunda-feira, em alta em todos os prazos. A subida mais acentuada é registada na maturidade a sete anos, com uma subida de 5,2 pontos base para os 5,831%. No prazo de referência, a dez anos, o avanço é de 4,2 pontos base para os 6,231%.

A dois anos, a “yield” sobe 1,5 pontos base para os 3,407%, enquanto a cinco anos, soma 4,4 pontos base para os 5,028%.

Na semana passada, as “yields” das obrigações do Tesouro portuguesas registaram  um comportamento negativo, depois de o presidente do IGCP, instituto que gere a dívida pública portuguesa, João Moreira Rato ter mostrado confiança que Portugal vai conseguir nos próximos meses o regresso pleno aos mercados, com emissões regulares de dívida pública.

“Espero que tenhamos pleno acesso ao mercado nos próximos meses. Estamos muito perto disso”, afirmou o presidente do Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP) em entrevista ao “Financial Times”. “Parece que tudo está a encaminhar-se na direcção certa”, sublinhou.

Esta semana, serão emitidos títulos a três meses, além da abertura de uma nova linha a 12 meses. O IGCP vai tentar financiar-se em entre 1.250 e 1.500 milhões de euros, um montante total comum às duas linhas, abaixo dos 2.000 a 2.250 milhões admitidos no programa de financiamento divulgado no início do ano.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio