"Concluímos a mãe de todos os acordos". UE e Índia fecham pacto comercial
Líder da Comissão Europeia diz que esta terça-feira é um dia histórico. Primeiro-ministro indiano destaca o fortalecimento da confiança na Índia.
- 2
- ...
"Concluímos a mãe de todos os acordos". É desta forma que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, confirma que a União Europeia (UE) e a Índia finalizaram um mega-acordo comercial. "A Europa e a Índia estão a fazer história", referiu numa mensagem publicada na rede social X.
Este acordo cria um mercado de quase dois mil milhões de pessoas e que representa um quarto do produto interno bruto de todo o mundo. Os detalhes do acordo só serão conhecidos durante o desenrolar do dia, mas sabe-se à partida que o setor automóvel, a agricultura, a indústria vitivinícola e acordos na defesa deverão destacar-se no acordo comercial.
"Criámos uma zona de comércio livre com dois mil milhões de pessoas, da qual ambas as partes irão beneficiar. Isto é apenas o começo", acrescentou a líder europeia.
Europe and India are making history today.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) January 27, 2026
We have concluded the mother of all deals.
We have created a free trade zone of two billion people, with both sides set to benefit.
This is only the beginning.
We will grow our strategic relationship to be even stronger. pic.twitter.com/C7L1kQQEtr
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, confirmou também nesta terça-feira de manhã que o acordo comercial entre o país asiático e a União Europeia está finalizado. "Este acordo comercial vai fortalecer a confiança dos investidores e dos negócios na Índia", disse o líder indiano.
Numa mensagem publicada na rede social X, também o presidente do Conselho Europeu, António Costa saudou o acordo e disse que o entendimento entre os dois blocos económicos é sobre "gerir benefícios concretos para os nossos cidadãos, trabalhar em conjunto para a nossa prosperidade e segurança e demonstrar liderança em questões globais".
A agência de notícias financeiras Bloomberg sublinha que as exportações da Índia para a União Europeia podem atingir os 42 mil milhões de euros já em 2031.
Thank you for your warm welcome, dear Prime Minister @narendramodi
— António Costa (@eucopresident) January 27, 2026
Looking forward to a fruitful Summit and a stronger partnership between the European Union and India, based on shared values and heightened ambition.
Today is about:
?? delivering tangible benefits for our… pic.twitter.com/eYXzTSZ23f
O acordo comercial entre a União Europeia e a Índia esteve a ser negociado durante quase duas décadas. Mas a recente agressividade norte-americana relativamente ao comércio internacional, através da aplicação de tarifas aos produtos oriundos de diferentes regiões do mundo, serviu como catalisador para o finalizar de acordos que estiveram em negociação durante longos períodos de tempo.
Além do acordo com a Índia, a UE fechou recentemente o acordo com os países da Mercosul. Já do lado indiano, Narendra Modi fechou novos acordos comerciais com o Reino Unido e a Nova Zelândia.
(Notícia atualizada às 07:22 horas com mais informação)
Mais lidas