Categoria - Inovação e Empreendedorismo
Vencedor - Sun Concept
Em 2015, nasceu a Sun Concept. Os seus sócios tinham a convicção de que era o momento certo por o país estar a sair de uma crise económica. Anteciparam-se à tendência natural do mercado de uma maior sustentabilidade e eficiência energética, através da construção de embarcações inovadoras e disruptivas, com produção em série a partir de 2019. "Foi isso que aconteceu, conseguindo ter a empresa perfeitamente alinhada com estes objetivos, no final desse ano", recorda Manuel Costa Braz, CEO da Sun Concept. Mas não conseguiram antecipar a pandemia de covid-19 em março de 2020 e os seus efeitos nos anos seguintes. "Os nossos clientes naturais são as empresas de operação marítimo-turística, pela economia de operação - lembro que não existem combustíveis fósseis na utilização das nossas embarcações - e pela capacidade de poderem apresentar um produto realmente inovador aos seus clientes. Mas a paragem na atividade turística e a incerteza na sua recuperação tiveram, naturalmente, um enorme impacto na procura dos nossos produtos", relembra Manuel Costa Braz.
A faturação caiu a pique. A expectativa da empresa era faturar 1,3 milhões de euros mas ficou pelo 657,4 mil euros, em 2021 previam passar os 2 milhões de euros mas atingiram apenas 935,8 mil euros. Em 2022, faturaram 1,5 milhões de euros, 85% dos quais para exportação. A alternativa nestes três anos foi procurar clientes privados e utilizar a menor ocupação da capacidade de produção instalada para desenvolver e melhorar os modelos que tinham em produção, mantendo os 26 postos de trabalho.
O bestseller
As embarcações da Sun Concept não utilizam combustíveis fósseis, são autónomas do ponto de vista energético, e concebidas para causar o menor impacto possível junto dos ecossistemas. "Todo o desenho dos cascos está feito para que, mesmo em movimentação, o impacto nas margens pelo seu deslocamento seja mínimo, a que se junta o silêncio e a ausência de fumos, cheiros, derrames, etc.", assinala Manuel Costa Braz.
A Sun Concept tem vários modelos em produção sendo que o bestseller é a embarcação de 7 metros de comprimento, monocasco, vocacionado para navegação em zonas de águas calmas - barragens, rios, lagos. Foram vendidas 30 embarcações, primeiro na sua versão Sunsailer e, atualmente, na versão EVO.
CEO da Sun Concept
Manuel Costa Braz sublinha que só foi possível sobreviver porque os sócios foram dotando a empresa dos capitais próprios necessários para manter a atividade. Considera que 2023 será o ano de um novo recomeço"com produtos perfeitamente comprovados e que servirão de base a novos, filhos da experiência acumulada, novas instalações em meados de 2023 com mais espaço, que nos permitirão criar linhas mais eficientes e com maior capacidade de produção e inovação, o reforço da nossa equipa de desenvolvimento, assim como a ligação, através da proposta de colaboração direta, com universidades e institutos politécnicos na obtenção de recursos humanos de qualidade, processo de internacionalização". Preveem investir 5 milhões de euros até 2027.
O capital da empresa é nacional e está distribuído da seguinte forma: MRM - Investimentos e Serviços (50,53%), Welcome Waves (43,77%) e Penus Secum - Investimentos (5,69%).