Outros sites Cofina
Notícia

A grande resiliência do setor agrícola

O PRR vai canalizar 93 milhões para a transição digital e inovação e o programa Next Generation 312 milhões para a agricultura biológica e o desenvolvimento das zonas rurais.

Filipe S. Fernandes 21 de Setembro de 2021 às 14:48
Ministra da Agricultura realçou o desempenho das exportações David Cabral Santos
  • Partilhar artigo
  • ...

"Promover o rosto da terra, da agricultura que é reconhecida não só pela qualidade e pela segurança, mas também pela capacidade de adaptação e de inovação. Se dúvidas houvesse sobre isto, o setor agrícola foi apontado pelo Instituto Nacional de Estatística como aquele que melhor se adaptou à pandemia mostrando uma resiliência não vista em outros setores da nossa economia", revelou Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura.

A responsável governamental salientou ainda a importância do setor agroalimentar como alavanca para a recuperação do país após a pandemia de covid-19, e "para garantirmos sistemas alimentares sustentáveis e mais justos com alimentos frescos, seguros e de qualidade na mesa das nossas famílias".

Maria do Céu Antunes salientou ainda que as exportações não pararam de crescer mesmo durante os momentos mais duros da pandemia e que nos últimos dez anos aumentaram a um ritmo de 5% ao ano. "Ao mesmo tempo temos vindo a diminuir as importações, o que também tem a ver com o impacto desta crise social e económica em consequência da pandemia. Mas, por outro lado, os portugueses estão mais atentos para fazer melhores escolhas e optarem pelo comércio local e de proximidade, e com isso ter o sistema alimentar mais justo e sustentável que todos nos aspiramos", referiu Maria do Céu Antunes.