O beyond-Portugal Digital Acceleration, uma organização da EY com a colaboração do Negócios, começou a criar uma dinâmica de reflexão conjunta entre decisores de topo e personalidades de referência, combinando representantes de grandes empresas e de start-ups relevantes, sobre as tendências e os impactos da disrupção digital abarcando "megatrends" digitais (porque é importante perceber bem o fenómeno) mas também capacidades de resposta para o futuro digital. O que será feito em Setembro com novas reuniões dos grupos das várias áreas Talent, Communities & Sharing, Legal & Security, Customer, Competitiveness e Lifestyle.
Uma das mudanças mais relevantes da transformação digital é a velocidade de mudança que existe hoje em quase todos os mercados, que faz com que nenhuma empresa, por mais dominante que seja, sinta que não pode ser ultrapassada e até destruída por um novo agente económico que acabou de surgir.
O impacto e os efeitos da digitalização não são um fenómeno novo. Mas a economia digital está a entrar numa nova era, um novo limiar que apresenta desafios sem precedentes para todos os gestores e responsáveis de topo e afecta tanto a esfera pública, com a alteração da forma de relacionamento da administração pública, da relação das cidades e das comunidades com os seus habitantes, como com o sector privado, ou até mesmo órgãos de regulação.
"A digitalização pode alargar o espectro de actuação das organizações, melhorar decisões de gestão e acelerar o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Ao mesmo tempo, a excessivamente rápida adopção de tecnologias pode criar disrupções nos modelos de negócio ou de prestação de serviços tradicionais" refere Miguel Fernandes, executive director da EY.
Francisco Veloso, director da Católica - Lisbon School of Business and Economics, dá como exemplo da mudança no paradigma dos negócios que "uma empresa como a Facebook, que chegou recentemente a uma posição de quase monopólio nas redes sociais, sentiu-se ameaçada pelo Instagram e Whatsup, que por isso adquiriu, e tem fortes preocupações com o Snapchat ou o WeChat. Faz parte deste novo paradigma económico, esta alternância rápida entre líderes, de forma que o actual disruptor, será disruptido pelo próximo inovador". A nova economia digital vai além da tecnologia, na medida em que provoca uma nova onda de transformação.
O principal objectivo do beyond-Portugal Digital Acceleration é criar uma base de reflexão sobre estes desafios, quer numa óptica de compreender de forma correcta as principais tendências da era digital, quer sobretudo numa óptica de resposta e capacitação futura de Portugal, pessoas, empresas e organismos para actuarem neste novo ecossistema digital.
No fundo, o beyond-Portugal Digital Acceleration pretende ser mais do que um mero evento mas gerar um movimento na área do digital. Até agora tem conseguido atrair personalidades e decisores de topo da sociedade e economia portuguesa para obter a visão e o pensamento estratégico referente em temas chave - talento, segurança, comunidades, competitividade, estilo de vida e cliente - que estão vertidos nas reflexões já efectuadas. É desta mobilização crescente nos vários sectores e domínios, quê se pretender partir e marcar para uma capacitação e uma transformação da realidade digital em Portugal.
Talent
Champions Eduardo Marçal Grilo, ex-administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, e Francisco Veloso, director da Católica - Lisbon School of Business and Economics.
Reflexões Criação e atracção de talento; Gestão da motivação, recompensa, visibilidade; Empresas como organizadoras do talento; Formação permanente ; Competências sociais.
Communities & Sharing
Champion Miguel Castro Neto¸ professor na Nova Information Management School.
Reflexões Cidades e comunidades inteligentes; Dados abertos e partilhados; Capital de confiança (social capital) vs capital ecónomico-financeiro
Valores de participação vs valores de troca; Cooperação vs Competição; Sustentabilidade vs Consumerismo.
Legal & Security
Champions António Vitorino, advogado, e Bento Correia, chairman da Vision-Box.
Reflexões Nova regulação; Direitos individuais; Privacidade e a segurança dos dados; Cibersegurança; Mudança tecnológica; Propriedade intelectual.
Customer
Champion Madalena Tomé, CEO da SIBS.
Reflexões Compra e consulta produtos, serviços e experiências em qualquer lado ; Ligação online constante; Multiplataformas (computador, smartphone, televisão); Social media e partilha ; Informação, algoritmos, padrões de consumo
Competitiveness
Champion Daniel Bessa, professor e economista.
Reflexões Detecção, geração e atracção de talento; Qualificação para o digital e o conhecimento; Investimento e financiamento da economia e inovação; Digitalização do Estado; Transformar o I&D em inovação.
Lifestyle
Champion Inês Caldeira, directora-geral da L`Oreal e Maria João Valente Rosa, directora da Pordata.
Reflexões Estilos de vida diferenciados; Novos tipos de socialização; Novas experiências de território e do tempo; Mais informação e comunicação; Big Data.