pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Disputa renhida pela liderança até ao último dia do Jogo da Bolsa

A aposta no gás natural levou Diego Valente ao primeiro lugar da classificação e dificilmente será superado por Pedro que liderou grande parte do Jogo da Bolsa.

Negócios 09 de Dezembro de 2016 às 09:45
  • ...

A disputa pelos lugares cimeiros do Jogo da Bolsa vai prosseguir até ao último dia da competição, que se assinala esta sexta-feira. Depois de ter liderado a classificação quase desde o início, Pedro Costa surge agora na segunda posição, com uma valorização acumulada na sua carteira de 270,3%. O gerente comercial de 47 anos foi superado por Diego Valente (no Jogo da Bolsa assume o nome de código Opresi) e dificilmente apanhará este engenheiro de 49 anos do Porto.

O actual líder da classificação (ganho de 382,8%) joga desde o primeiro ano em que se realiza o Jogo da Bolsa. Apesar de se ter mantido fora da competição durante alguns anos, Diego afirma que participa "para fazer avaliação de risco e para ver outro tipo de produtos que possam ter interesse, com alguma alavancagem".

A estratégia de Diego tem recaído sobre contratos de gás natural. "O gás atingiu este ano, em Setembro, o maior volume de acumulação nos Estados Unidos de sempre" - explica - "e tendo em conta as previsões meteorológicas para os Estados Unidos, e tendo em conta o preço a que estava o gás natural, eu achei que tendo um inverno normal haveria uma subida de preço e um maior consumo de gás; que foi o que se verificou".

Diego tem "a expectativa de sair vencedor". No entanto, o jogador tem em conta o desempenho dos restantes jogadores e tem a noção que um acontecimento fora do normal possa influenciar a sua classificação.

Para os últimos momentos do jogo, o jogador actualmente no topo da classificação afirma que pode vir a inverter a sua posição. "Porque de resto não acredito que haja muitas alterações, na minha estratégia pelo menos; a não ser que haja algum acontecimento completamente fora do normal que me obrigue a mudar de estratégia ou fechar posições", conclui.

No topo da classificação são seis os jogadores que surgem com valorizações acima de 200%, disputando ainda um lugar no pódio.

Ao contrário de outros jogadores veteranos no Jogo da Bolsa, Daniel Malhado, estudante de 20 anos, está a jogar pela primeira vez na competição. "Um colega meu falou-me do jogo e eu decidi arriscar", confessa. O jogador encontra-se na terceira posição da classificação do ISCTE, com uma valorização na sua carteira de 49,5%. No topo da mesma tabela continua João Gabriel, o estudante de Gestão da Bolsa e Mercados Financeiros que entra na competição pelo segundo ano. 

JOGO DA BOLSA

Até 9 de Dezembro

As classificações do Jogo da Bolsa são actualizadas diariamente. Em primeiro lugar, um "top" é publicado no Negócios e às 14 horas a listagem total é publicada no Jornal de Negócios Online (www.negocios.pt). Para o efeito, todos os dias é retirada uma classificação provisória da classificação geral, a classificação universitária e da classificação Universo ISCTE Business School. Depois, todas as terças-feiras, é divulgado o vencedor semanal. Na primeira semana, o vencedor da classificação é quem ficar à frente na classificação geral. Nas semanas seguintes, o vencedor da semana pode não corresponder ao líder do jogo. Saiba quais são os prémios desta edição do Jogo da Bolsa em http://jogodabolsa.negocios.xl.pt/index.html.

Disputa renhida pela liderança até ao último dia do Jogo da Bolsa
Disputa renhida pela liderança até ao último dia do Jogo da Bolsa
Mais notícias