Os ganhos na terceira semana de competição arrefeceram, com o primeiro classificado, pedronunes54, a acumular uma valorização de 58,83%. Na segunda posição ficou, na terceira semana de Jogo da Bolsa, gundisalvus___7, cuja carteira de investimentos sobe 44,35%. A fechar o pódio está B_On, cujo portefólio avança 36,93%. De entre os jogadores que estão a concorrer, apenas mais três conseguiram valorizações superiores a 30%.
Tanto pedronunes54 como B_On têm apostado nas bolsas norte-americanas, com o Nasdaq a ser o índice mais negociado pelo primeiro e o S&P 500 pelo segundo. Isto num momento de volatilidade para as ações.
Na Europa, o Stoxx 600 fechou na sexta-feira o seu pior desempenho semanal desde agosto (ao perder 2,2%) devido à divisão dos investidores entre uma possível sobrevalorização das ações tecnológicas e um maior otimismo em torno de um novo corte nas taxas de juro por parte da Fed norte-americana.
As declarações do presidente da Fed de Nova Iorque sobre um alívio nas taxas de juro em dezembro não estar excluído e não pôr em risco a meta para a inflação travou as perdas relacionadas com a IA. Apesar de a Nvidia ter apresentado resultados estelares na quarta-feira, os investidores parecem ainda estar com dúvidas em torno de um possível bolha nas ações do setor. Em Wall Street, apesar de tudo, os principais índices ainda conseguiram fechar a semana no verde.
Os criptoativos têm acompanhado a volatilidade nos ativos de risco. No caso da bitcoin, os fundos cotados em bolsa (ETF), registaram saídas de capital de 1,22 mil milhões de dólares naquela que foi a quarta semana consecutiva de resgates. Depois de ter chegado a valer mais de 124 mil dólares, a criptomoeda mais famosa do mundo atingiu mínimos de sete meses e abaixo dos 85 mil dólares, sendo a evolução dos ETF um fatores apontados pelos analistas para o momento de crise do setor. Já no caso da ether - o ativo mais negociado pelo segundo classificado do jogo, gundisalvus___7 - as saídas líquidas foram de 500,25 milhões de dólares.
Jogo da Bolsa
3 a 28 de novembro
O Jogo da Bolsa já está no terreno e termina a 28 de novembro. As diversas classificações serão divulgadas nos dias úteis no site jogodabolsa.jornaldenegocios.pt e na versão impressa do Jornal de Negócios. Até ao final da iniciativa estas classificações serão sempre provisórias e poderão ser alvo de correções.
Todos os dias é retirada uma classificação provisória da Classificação Global, da Classificação Universitária e da Classificação Universo ISCTE Business School, que é divulgada no dia seguinte também no jornal impresso. Às terças-feiras é divulgado o vencedor semanal. O Jogo da Bolsa 2025 é um passatempo organizado pelo Negócios em parceria com a GoBulling e com o ISCTE Business School, e ainda o apoio do Caldeirão de Bolsa.