As categorias e o processo do prémio
O Prémio Nacional da Agricultura está na sua 14ª edição e é uma iniciativa do Correio da Manhã e do Jornal de Negócios, em parceria com o BPI, que conta com o apoio do Ministério da Agricultura e Mar e da PwC.

Tem por objetivo promover, incentivar e premiar os casos nacionais de sucesso nos setores da agricultura, agroindústria, florestas e pecuária, apresentando duas categorias de prémios.
A categoria sustentabilidade visa distinguir projetos que minimizem os impactos da atividade do setor no ambiente e promovam a valorização do património ambiental junto dos trabalhadores e da sociedade envolvente, valorizando a economia local e nacional.
A categoria inovação pretende distinguir os projetos disruptivos que promovam o aumento da competitividade e eficiência do setor através da adoção de novas tecnologias e da aplicação de novos recursos e conceitos. Poderão candidatar-se nesta categoria entidades com início de atividade anterior a 1 de janeiro de 2019, com destaque para a inovação ao nível do produto, do processo ou de ambos.
As candidaturas para a 14ª edição do Prémio Nacional da Agricultura estão abertas até 31 de outubro de 2025, no site premioagricultura.pt.
As avaliações das candidaturas
As candidaturas serão analisadas pela PwC e posteriormente avaliadas pelos membros dos dois comités técnicos: o da categoria sustentabilidade, presidido por José Pedro Salema, e o da categoria inovação, presidido por Amândio Santos. Após as avaliações destes comités, caberá ao júri do prémio a seleção dos grandes vencedores desta décima quarta edição.
Comité Técnico - Categoria Sustentabilidade
José Pedro Salema (presidente), Gonçalo Santos Andrade, Ana Salomé Dias, Helena Freitas, João Mira, João Nunes, Orlando Rua, Pedro Guerreiro, Rita Estácio e Tiago Simões de Almeida.
Comité Técnico - Categoria Inovação
Amândio Santos (presidente), Alexandra Leitão, Filipe Núcio, Frederico Falcão, Jaime Pissarra, Jorge Tomás Henriques, José João Parrão, Maria Cândida Marramaque, Mariana Matos, Paula Alves e Tiago Costa.
Júri
Ana Rosas Oliveira (Presidente), Álvaro Mendonça e Moura, António Mexia, António Vicente, Emílio Gomes, Firmino Cordeiro, Luís Braga da Cruz, Maria Custódia Correia, Maria João Fernandes e Pedro Santos.
Mais lidas